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Título : Serviços ecossistêmicos prestados pelas árvores urbanas : uma sequência didática transformada em livro paradidático
Autor : SANTANA, Ana Paula Lima de
Palabras clave : árvores urbanas; serviços ecossistêmicos; problemas ambientais; sustentabilidade; educação ambiental formal; sequência didática; livro paradidático
Fecha de publicación : 9-ago-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTANA, Ana Paula Lima de. Serviços ecossistêmicos prestados pelas árvores urbanas : uma sequência didática transformada em livro paradidático. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Os serviços ecossistêmicos prestados pelas árvores em áreas urbanas proporcionam benefícios tanto para a qualidade e o equilíbrio ambiental, quanto para a saúde e o bem-estar das pessoas. No entanto, com o crescimento e a verticalização das cidades, as árvores e as áreas naturais vêm sendo reduzidas, o que prejudica os serviços ecossistêmicos. Dessa forma, os problemas ambientais urbanos se ampliam, como p.ex. a poluição dos rios, do solo, do ar e aumento do calor. Diante desse contexto, é urgente que a sociedade busque valorizar e ampliar os elementos naturais nas paisagens urbanas. A arborização urbana contribui para a continuidade dos serviços ecossistêmicos de regulação, provisão, suporte e cultural, essenciais à melhoria da qualidade ambiental e de vida das cidades. Deste modo, esse trabalho visou integrar o papel das árvores urbanas na educação formal dos estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental. Para tal, foi aplicado um questionário com professores de diferentes disciplinas, de modo a identificar como eles abordam o assunto em suas aulas e possíveis estratégias de integração curricular. Para compreendermos a perspectiva dos estudantes, criou-se uma lousa interativa com a participação de 34 estudantes das turmas de 7o e 8o anos, onde os mesmos colocaram suas dúvidas e questões de interesse sobre as árvores. Tanto as respostas dos professores quanto dos alunos orientaram a construção de uma Sequência Didática (SD) interdisciplinar sobre o papel das árvores urbanas. A SD considerou também as competências estabelecidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a Política Nacional de Educação Ambiental e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O protótipo da SD foi construído e aplicado com estudantes dos 6o, 7o e 8o anos da Escola Municipal Alice Vilar de Aquino, localizada no Bairro de Socorro, Jaboatão dos Guararapes-PE. O resultado das atividades desenvolvidas com os alunos, as demandas iniciais dos professores, bem como a avaliação final do processo por profissionais da educação, foram fundamentais para a consolidação de um livro paradidático sobre a importância das árvores urbanas. O livro abrange um conteúdo teórico-prático interdisciplinar, integrado ao currículo formal e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, além de contribuir para a conservação dos serviços ecossistêmicos e qualidade de vida urbana.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60504
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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