Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60504

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Cecília Patrícia Alves-
dc.contributor.authorSANTANA, Ana Paula Lima de-
dc.date.accessioned2025-02-21T12:49:39Z-
dc.date.available2025-02-21T12:49:39Z-
dc.date.issued2024-08-09-
dc.identifier.citationSANTANA, Ana Paula Lima de. Serviços ecossistêmicos prestados pelas árvores urbanas : uma sequência didática transformada em livro paradidático. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60504-
dc.description.abstractOs serviços ecossistêmicos prestados pelas árvores em áreas urbanas proporcionam benefícios tanto para a qualidade e o equilíbrio ambiental, quanto para a saúde e o bem-estar das pessoas. No entanto, com o crescimento e a verticalização das cidades, as árvores e as áreas naturais vêm sendo reduzidas, o que prejudica os serviços ecossistêmicos. Dessa forma, os problemas ambientais urbanos se ampliam, como p.ex. a poluição dos rios, do solo, do ar e aumento do calor. Diante desse contexto, é urgente que a sociedade busque valorizar e ampliar os elementos naturais nas paisagens urbanas. A arborização urbana contribui para a continuidade dos serviços ecossistêmicos de regulação, provisão, suporte e cultural, essenciais à melhoria da qualidade ambiental e de vida das cidades. Deste modo, esse trabalho visou integrar o papel das árvores urbanas na educação formal dos estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental. Para tal, foi aplicado um questionário com professores de diferentes disciplinas, de modo a identificar como eles abordam o assunto em suas aulas e possíveis estratégias de integração curricular. Para compreendermos a perspectiva dos estudantes, criou-se uma lousa interativa com a participação de 34 estudantes das turmas de 7o e 8o anos, onde os mesmos colocaram suas dúvidas e questões de interesse sobre as árvores. Tanto as respostas dos professores quanto dos alunos orientaram a construção de uma Sequência Didática (SD) interdisciplinar sobre o papel das árvores urbanas. A SD considerou também as competências estabelecidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a Política Nacional de Educação Ambiental e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O protótipo da SD foi construído e aplicado com estudantes dos 6o, 7o e 8o anos da Escola Municipal Alice Vilar de Aquino, localizada no Bairro de Socorro, Jaboatão dos Guararapes-PE. O resultado das atividades desenvolvidas com os alunos, as demandas iniciais dos professores, bem como a avaliação final do processo por profissionais da educação, foram fundamentais para a consolidação de um livro paradidático sobre a importância das árvores urbanas. O livro abrange um conteúdo teórico-prático interdisciplinar, integrado ao currículo formal e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, além de contribuir para a conservação dos serviços ecossistêmicos e qualidade de vida urbana.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectárvores urbanaspt_BR
dc.subjectserviços ecossistêmicospt_BR
dc.subjectproblemas ambientaispt_BR
dc.subjectsustentabilidadept_BR
dc.subjecteducação ambiental formalpt_BR
dc.subjectsequência didáticapt_BR
dc.subjectlivro paradidáticopt_BR
dc.titleServiços ecossistêmicos prestados pelas árvores urbanas : uma sequência didática transformada em livro paradidáticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1630085412477079pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxUrban trees provide ecosystem services that benefit both environmental quality and balance, as well as human health and well-being. However, with the growth and verticalization of cities, trees and natural areas have been reduced, impairing ecosystem services. As a result, urban environmental problems have been amplified, such as river, soil, and air pollution, as well as increased heat. In this context, it is urgent for society to seek to value and expand natural elements in urban landscapes. Urban afforestation contributes to the continuity of regulating, provisioning, supporting, and cultural ecosystem services, which are essential for improving environmental quality and urban quality of life. Thus, this study aimed to integrate the role of urban trees into the formal education of upper elementary school students. To this end, a questionnaire was applied to teachers of different subjects to identify how they address the subject in their classes and possible strategies for curricular integration. To understand the students' perspective, a jamboard was created with the participation of 34 students from the 7th and 8th grades, where they presented their doubts and questions of interest about trees. Both the teachers' and students' responses guided the construction of an interdisciplinary ‘Instructional Sequence (IS) on the role of urban trees. The IS also considered the competencies established by the BNCC (National Common Curricular Base), the National Environmental Education Policy, and the SDGs (Sustainable Development Goals). The IS prototype was constructed and applied with students from the 6th, 7th, and 8th grades of the Alice Vilar de Aquino Municipal School, located in the Socorro neighborhood, Jaboatão dos Guararapes-PE. The results of the activities carried out with the students, the initial demands of the teachers, as well as the final evaluation of the process by education professionals were fundamental for the consolidation of a supplementary book on the importance of urban trees. The book encompasses an interdisciplinary theoretical and practical content, integrated into the formal curriculum and the Sustainable Development Goals, and contributes to the conservation of ecosystem services and urban quality of life.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Paula Lima de Santana.pdf4,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons