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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60231

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Title: Aspectos da coesão lexical em resenhas do 8o ano do ensino fundamental
Authors: BEZERRA, Ana Paula Souza
Keywords: ensino do léxico; coesão lexical; atividades para reescrita; resenha
Issue Date: 5-Jul-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: BEZERRA, Ana Paula Souza. Aspectos da coesão lexical em resenhas do 8o ano do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O processo de coesão lexical, na perspectiva interacionista, é definido como o efeito coesivo promovido por meio da seleção do vocabulário. Tal processo se caracteriza por depender de fatores contextuais e da interpretação que os interlocutores fazem na compreensão das relações que as palavras apresentam entre si dentro do texto. Diante disso, investigou-se como é construída a coesão lexical em resenhas produzidas por estudantes do 8o Ano do Ensino Fundamental e, a partir do diagnóstico encontrado, foram sugeridas atividades que orientassem a reescrita, a fim de promover um maior desenvolvimento dessa coesão nos textos produzidos pelos estudantes. Como objetivo geral da investigação, analisou-se como os estudantes do 8o Ano do Ensino Fundamental promovem a coesão lexical nos textos escritos. Tal investigação foi baseada em pressupostos de pesquisas da Linguística Textual, que investigam algumas questões referentes à textualização e apontam alguns problemas no que tange ao processo de materialização de sentidos na modalidade de textos escritos. Como grande parte dos trabalhos que contempla a coesão se volta à análise de elementos gramaticais, a presente pesquisa contemplou a análise de resenhas à luz da coesão realizada por itens lexicais. Para tanto, nos baseamos nos pressupostos teóricos da Linguística Textual que contemplam a escrita sob uma perspectiva interacionista e como uma prática social discursiva. A pesquisa se insere no tipo qualitativo, pois, a partir dos dados gerados, que foram as produções escritas dos colaboradores, foram identificados e interpretados os casos de coesão lexical bem e mal elaborados. Como abordagem metodológica principal, foi utilizada a pesquisa-ação, uma vez que, após correção oral das produções escritas, os estudantes realizaram atividades para auxiliarem no processo de reescrita. No total, foram analisados 27 textos, divididos em três momentos: produção diagnóstica de resenha, reescrita da produção inicial e produção de nova resenha. Assim, ao trabalhar os elementos da coesão lexical, por meio de atividades significativas que auxiliaram a reescrita, verificou-se que os usos inadequados da coesão lexical, identificados na produção inicial dos estudantes, foram atenuados na produção da nova resenha. Dessa forma, foi constatado que o uso efetivo dos itens lexicais, associados aos gramaticais, contribui para estabelecer a construção adequada da textualidade e, consequentemente, da unidade semântica, da continuidade e da argumentação do texto escrito. A partir do exposto, nossa investigação se mostra relevante como uma proposta de intervenção na produção escrita dos estudantes que os auxilia numa melhor articulação dos seus textos por meio de atividades que orientam a reescrita.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60231
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

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