Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60231

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFLORENCIO, José Herbertt Neves-
dc.contributor.authorBEZERRA, Ana Paula Souza-
dc.date.accessioned2025-02-04T13:59:20Z-
dc.date.available2025-02-04T13:59:20Z-
dc.date.issued2024-07-05-
dc.identifier.citationBEZERRA, Ana Paula Souza. Aspectos da coesão lexical em resenhas do 8o ano do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60231-
dc.description.abstractO processo de coesão lexical, na perspectiva interacionista, é definido como o efeito coesivo promovido por meio da seleção do vocabulário. Tal processo se caracteriza por depender de fatores contextuais e da interpretação que os interlocutores fazem na compreensão das relações que as palavras apresentam entre si dentro do texto. Diante disso, investigou-se como é construída a coesão lexical em resenhas produzidas por estudantes do 8o Ano do Ensino Fundamental e, a partir do diagnóstico encontrado, foram sugeridas atividades que orientassem a reescrita, a fim de promover um maior desenvolvimento dessa coesão nos textos produzidos pelos estudantes. Como objetivo geral da investigação, analisou-se como os estudantes do 8o Ano do Ensino Fundamental promovem a coesão lexical nos textos escritos. Tal investigação foi baseada em pressupostos de pesquisas da Linguística Textual, que investigam algumas questões referentes à textualização e apontam alguns problemas no que tange ao processo de materialização de sentidos na modalidade de textos escritos. Como grande parte dos trabalhos que contempla a coesão se volta à análise de elementos gramaticais, a presente pesquisa contemplou a análise de resenhas à luz da coesão realizada por itens lexicais. Para tanto, nos baseamos nos pressupostos teóricos da Linguística Textual que contemplam a escrita sob uma perspectiva interacionista e como uma prática social discursiva. A pesquisa se insere no tipo qualitativo, pois, a partir dos dados gerados, que foram as produções escritas dos colaboradores, foram identificados e interpretados os casos de coesão lexical bem e mal elaborados. Como abordagem metodológica principal, foi utilizada a pesquisa-ação, uma vez que, após correção oral das produções escritas, os estudantes realizaram atividades para auxiliarem no processo de reescrita. No total, foram analisados 27 textos, divididos em três momentos: produção diagnóstica de resenha, reescrita da produção inicial e produção de nova resenha. Assim, ao trabalhar os elementos da coesão lexical, por meio de atividades significativas que auxiliaram a reescrita, verificou-se que os usos inadequados da coesão lexical, identificados na produção inicial dos estudantes, foram atenuados na produção da nova resenha. Dessa forma, foi constatado que o uso efetivo dos itens lexicais, associados aos gramaticais, contribui para estabelecer a construção adequada da textualidade e, consequentemente, da unidade semântica, da continuidade e da argumentação do texto escrito. A partir do exposto, nossa investigação se mostra relevante como uma proposta de intervenção na produção escrita dos estudantes que os auxilia numa melhor articulação dos seus textos por meio de atividades que orientam a reescrita.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectensino do léxicopt_BR
dc.subjectcoesão lexicalpt_BR
dc.subjectatividades para reescritapt_BR
dc.subjectresenhapt_BR
dc.titleAspectos da coesão lexical em resenhas do 8o ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9547368890542109pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8595713317541324pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxThe lexical cohesion process, from an interactionist perspective, is defined as the cohesive effect achieved through vocabulary selection. This process depends on contextual factors plus the interlocutors’ interpretation in understanding the relations of words presented within the text. That said, the study investigated how lexical cohesion occurs in reviews produced by 8th-grade students in elementary school. Based on the results, activities were suggested to guide a rewriting of the reviews in order to promote a greater development of cohesion in students' written texts. The general objective of the research was to analyze how 8th-grade students promote lexical cohesion in their written texts. This investigation was based on assumptions from a Textual Linguistics research, which examine issues related to textualization and indicate problems with the materialization of meanings in written texts. As most of the work on cohesion focuses on the analysis of grammatical elements, this study analyzed reviews in terms of cohesion achieved through lexical items. To this end, we relied on theoretical assumptions from Textual Linguistics that consider the writing from an interactionist perspective and as a social discursive practice. The research is qualitative in nature, because it identified and interpreted cases of well and poorly developed lexical cohesion from the data generated, which were the participants’ written productions. The main methodological approach used was action-research, since students engaged in activities to assist in the process of textual rewriting following oral correction of their written productions. In total, 27 texts were analyzed, divided into three phases: diagnostic production of reviews, rewriting of the initial production, and production of a new review. So, by working on Lexical cohesion elements through meaningful activities that needed rewriting, it was observed that inadequacies in lexical cohesion, identified in the initial production of students, were alleviated in the new reviews, Therefore, it was found that effective use of lexical items, combined with grammatical elements. contributes to establishing appropriate textual I construction and, consequently, semantic unity, continuity, and argumentation in written texts. From that, our research proves relevant as an intervention proposal in students' written productions, assisting them in articulating better their texts through activities that guide rewriting.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Paula Souza Bezerra.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons