Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60192

Share on

Title: Atividades Experimentais para o Ensino de Astronomia : domos geodésicos, globos e meteoritos
Authors: GALINDO, Laudicélio Carvalho
Keywords: Ensino Médio; Ensino; Astronomia
Issue Date: 26-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: GALINDO, Laudicélio Carvalho. Atividades Experimentais para o Ensino de Astronomia: domos geodésicos, globos e meteoritos. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O ensino de astronomia em escolas públicas representa um constante desafio. Refletindo sobre essa prática, pudemos identificar 3 problemas: (i) Falta de familiari- dade com céu noturno e os objetos astronômicos, pois a luminosidade dos ambientes urbanos impede que a grande maioria das pessoas observe o céu noturno; (ii) Incom- preensão das dimensões astronômicas e pouca familiaridade com a aparência real dos corpos celestes; (iii) Compreensão descontextualizada da Astronomia e falta de familiaridade com o método científico, motivada por aparente desconexão com a rea- lidade cotidiana e falta de aplicações práticas. Neste trabalho, elaboramos e desen- volvemos três atividades em sala de aula que buscaram envolver os alunos e os levar a se familiarizar com esta ciência de uma maneira mais envolvente, buscando minimi- zar tais problemas. Respectivamente, as atividades foram: (i) construção de um domo geodésico em papel e desenvolvimento de scripts do software Stellarium como um planetário de baixo custo para proporcionar uma experiência mais imersiva em termos de observação celeste; (ii) confecção de globos de corpos celestes, tais como Lua e Marte, de forma a adquirir uma melhor compreensão das escalas astronômicas e de noções de cartografia; (iii) coleta e identificação básica de meteoritos e simulação de crateras de impacto, tendo como contexto motivador a queda do Meteorito Serra do Magé, evento amplamente conhecido na localidade. Apresentamos um roteiro deta- lhado dessas atividades e discutimos os resultados de sua aplicação bem sucedida em sala de aula, onde constatamos seu impacto positivo sobre o processo de apren- dizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60192
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Laudicélio Carvalho Galindo.pdf8,92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons