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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60192

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Elder Alpes de-
dc.contributor.authorGALINDO, Laudicélio Carvalho-
dc.date.accessioned2025-02-03T12:32:01Z-
dc.date.available2025-02-03T12:32:01Z-
dc.date.issued2024-08-26-
dc.identifier.citationGALINDO, Laudicélio Carvalho. Atividades Experimentais para o Ensino de Astronomia: domos geodésicos, globos e meteoritos. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60192-
dc.description.abstractO ensino de astronomia em escolas públicas representa um constante desafio. Refletindo sobre essa prática, pudemos identificar 3 problemas: (i) Falta de familiari- dade com céu noturno e os objetos astronômicos, pois a luminosidade dos ambientes urbanos impede que a grande maioria das pessoas observe o céu noturno; (ii) Incom- preensão das dimensões astronômicas e pouca familiaridade com a aparência real dos corpos celestes; (iii) Compreensão descontextualizada da Astronomia e falta de familiaridade com o método científico, motivada por aparente desconexão com a rea- lidade cotidiana e falta de aplicações práticas. Neste trabalho, elaboramos e desen- volvemos três atividades em sala de aula que buscaram envolver os alunos e os levar a se familiarizar com esta ciência de uma maneira mais envolvente, buscando minimi- zar tais problemas. Respectivamente, as atividades foram: (i) construção de um domo geodésico em papel e desenvolvimento de scripts do software Stellarium como um planetário de baixo custo para proporcionar uma experiência mais imersiva em termos de observação celeste; (ii) confecção de globos de corpos celestes, tais como Lua e Marte, de forma a adquirir uma melhor compreensão das escalas astronômicas e de noções de cartografia; (iii) coleta e identificação básica de meteoritos e simulação de crateras de impacto, tendo como contexto motivador a queda do Meteorito Serra do Magé, evento amplamente conhecido na localidade. Apresentamos um roteiro deta- lhado dessas atividades e discutimos os resultados de sua aplicação bem sucedida em sala de aula, onde constatamos seu impacto positivo sobre o processo de apren- dizagem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.titleAtividades Experimentais para o Ensino de Astronomia : domos geodésicos, globos e meteoritospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1600901845876540pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8017201112288577pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxTeaching astronomy in state schools represents a constant challenge Reflect- ing on this practice, we were able to identify 3 problems: (i) Lack of familiarity with the night sky and astronomical objects, as the luminosity of urban environments prevents the vast majority of people from observing the night sky properly; (ii) Misunderstanding of astronomical dimensions and unfamiliarity with the real appearance of celestial bod- ies; (iii) Decontextualized understanding of astronomy and lack of familiarity with the scientific method, motivated by an apparent disconnection with daily activities and practical applications. In this work, we designed and developed three classroom activ- ities that motivate the students to study this science in a more profitable way, aiming at solving those problems. Respectively, the activities were: (i) construction of a geo- desic paper dome and development of Stellarium scripts as a low-cost planetarium in order to provide a more immersive experience of celestial observation; (ii) manufacture of globes of celestial bodies, such as the Moon and Mars, leading to better understand- ing astronomical scales and cartography notions; (iii) collection and basic identification of meteorites and simulation of impact craters, motivated by the fall of the Serra do Magé meteorite, a widely known local historic event. We present a detailed guide of these activities and discuss the results of their successful application in the classroom, where we observed their positive impact on the learning process.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

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