Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60141

Comparte esta pagina

Título : Consumo e espetacularização da vida: narrativas de autoficção dentro do brega pernambucano
Autor : OLIVEIRA, Vivian Bianca Silva de
Palabras clave : Autoficção; Brega; Consumo; Cultura; Buzz marketing
Fecha de publicación : 17-oct-2024
Citación : DE OLIVEIRA, Vivian. Consumo e espetacularização da vida: narrativas de autoficção dentro do brega pernambucano. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Publicidade e Propaganda) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A partir de estudos sobre cultura e performance, é possível entender os caminhos que a indústria musical do brega pernambucano vem tomando nos últimos anos. Com a ascensão de novos nomes e o surgimento de uma geração de artistas que já nasceram no universo digital, foi necessário recalcular as estratégias utilizadas para promoção dos lançamentos artísticos. Novos ciberespaços permitiram a criação de diversos formatos e desdobramentos de mídia, o que deu vazão às narrativas existentes por trás de cada canção e suas relações com a vida real dos artistas. Baseando-se nas ideias de Soares (2021) sobre performance e generificação dos corpos; d’Andrea (2020) sobre estudo de plataformas; e Figueiredo (2010) sobre autoficção, esta monografia visa compreender o cenário que fortalece a promoção artística de figuras do movimento brega além do caráter musical, assim como entender o papel da ferramenta autoficcional no buzzmarketing. Os tipos de pesquisa utilizadas no desenvolvimento desta monografia foram qualitativa e exploratória. Qualitativa através da inferência de informações e teorias que embasaram as considerações feitas, exploratória por meio da análise de objetos que servem como exemplos práticos das questões mencionadas na teoria. Como resultado, foi concluído que a autoficção serve como uma propulsora para estratégias de buzzmarketing e retenção de atenção do público que consome música brega pernambucana.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60141
Aparece en las colecciones: (TCC) - Publicidade e Propaganda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Vivian Bianca Silva de Oliveira.pdf1,48 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons