Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60141
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOARES, Thiago | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Vivian Bianca Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-30T14:23:22Z | - |
dc.date.available | 2025-01-30T14:23:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-16 | - |
dc.identifier.citation | DE OLIVEIRA, Vivian. Consumo e espetacularização da vida: narrativas de autoficção dentro do brega pernambucano. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Publicidade e Propaganda) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60141 | - |
dc.description.abstract | A partir de estudos sobre cultura e performance, é possível entender os caminhos que a indústria musical do brega pernambucano vem tomando nos últimos anos. Com a ascensão de novos nomes e o surgimento de uma geração de artistas que já nasceram no universo digital, foi necessário recalcular as estratégias utilizadas para promoção dos lançamentos artísticos. Novos ciberespaços permitiram a criação de diversos formatos e desdobramentos de mídia, o que deu vazão às narrativas existentes por trás de cada canção e suas relações com a vida real dos artistas. Baseando-se nas ideias de Soares (2021) sobre performance e generificação dos corpos; d’Andrea (2020) sobre estudo de plataformas; e Figueiredo (2010) sobre autoficção, esta monografia visa compreender o cenário que fortalece a promoção artística de figuras do movimento brega além do caráter musical, assim como entender o papel da ferramenta autoficcional no buzzmarketing. Os tipos de pesquisa utilizadas no desenvolvimento desta monografia foram qualitativa e exploratória. Qualitativa através da inferência de informações e teorias que embasaram as considerações feitas, exploratória por meio da análise de objetos que servem como exemplos práticos das questões mencionadas na teoria. Como resultado, foi concluído que a autoficção serve como uma propulsora para estratégias de buzzmarketing e retenção de atenção do público que consome música brega pernambucana. | pt_BR |
dc.format.extent | 66 | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Autoficção | pt_BR |
dc.subject | Brega | pt_BR |
dc.subject | Consumo | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Buzz marketing | pt_BR |
dc.title | Consumo e espetacularização da vida: narrativas de autoficção dentro do brega pernambucano | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1600288694587866 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8404228786481624 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Based on studies about culture and performance, it is possible to understand the paths that the pernambuco´s brega music industry has been taking in recent years. With the rise of new names and the emergence of a generation of artists who were born in the digital universe, it was necessary to recalculate the strategies used to promote artistic releases. New cyberspaces allowed the creation of diverse formats and media developments, which gave rise to the narratives behind each song and their relationships with the real lives of artists. Based on ideas of Soares (2021) about performance and gendering of bodies; d’Andrea (2020) about platform studies; and Figueiredo (2010) about autofiction, this monograph aims to understand the scenario that strengthens the artistic promotion of figures from the brega movement beyond their musical character, as well as to understand the role of the autofictional tool in buzzmarketing. The types of research used in the development of this monograph were qualitative and exploratory. Qualitative through the inference of information and theories that supported the considerations made, exploratory through the analysis of objects that serve as practical examples of the issues mentioned in the theory. As a result, it was concluded that autofiction serves as a driver for buzzmarketing strategies and retention of attention from the public that consumes brega music from Pernambuco. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DCS) - Departamento de Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Curso de Publicidade e Propaganda – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Publicidade e Propaganda |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Vivian Bianca Silva de Oliveira.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons