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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60100
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Título : | Percepções docentes sobre o transtorno do espectro autista e usos de tecnologias digitais como recursos da tecnologia assistiva no ensino de língua inglesa |
Autor : | ARAÚJO, Laryssa Barros |
Palabras clave : | Professor de inglês; Transtorno do Espectro Autista; Tecnologia Assistiva |
Fecha de publicación : | 22-feb-2024 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | ARAÚJO, Laryssa Barros. Percepções docentes sobre o transtorno do espectro autista e usos de tecnologias digitais como recursos da tecnologia assistiva no ensino de língua inglesa. 2024. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, o qual influencia no comportamento social, comunicação e linguagem da pessoa dentro do espectro. Os primeiros estudos sobre o TEA foram realizados por Leo Kanner na década de 1940. Desde então, pesquisas em diferentes áreas, sobretudo na área clínica, investigam o transtorno para compreender seu funcionamento. A Lei n 12. 764, de 27 de dezembro de 2012 institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, na qual defende o direito à inclusão, educação e uso de Tecnologia Assistiva (TA), quando necessário para o desenvolvimento da pessoa diagnosticada com o transtorno. A TA, em linhas gerais, é uma área do conhecimento de característica interdisciplinar e tem como objetivo facilitar a rotina de pessoas com deficiência, transtornos e mobilidade reduzida. Os recursos e serviços da TA podem ser utilizados nas mais diversas esferas da vida cotidiana, tais como adequação de ambiente e realização de atividades por comando de voz. Dadas as leis e campanhas de inclusão das últimas décadas, as escolas estão recebendo cada vez mais estudantes com o transtorno e o uso de recursos e serviços da TA, durante as aulas, pode contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento desses estudantes. Tendo isto em mente, o objetivo do presente estudo é analisar a realidade do professor de inglês, compreendendo a sua formação, os desafios presentes no ensino do idioma para pessoas autistas e o uso de tecnologias digitais como recursos da Tecnologia Assistiva. Para tanto, formulários e entrevistas com professores de inglês da educação básica foram utilizados como instrumentos de pesquisa para coletar os dados. Já para analisar as respostas, foi utilizada a metodologia qualitativa de caráter descritivo- interpretativista com fins de compreender a realidade desses professores de inglês. Como embasamento teórico, foi utilizado Moita Lopes (2006/2011); Manuais do DSM (2014) e da CID-11 (2022), Galvão Filho (2009) e Bersch (2017), dentre outros. Os resultados apontam que os professores apresentam dificuldade para utilizar as tecnologias digitais como recurso assistivo durante o ensino de inglês para estudantes autistas. Isto ressalta a necessidade de uma reforma tanto nos cursos que formam professores de inglês, quanto no sistema de ensino regular. Ademais, há destaque para a originalidade pesquisa, uma vez que está entre as pioneiras na temática. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60100 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Linguística |
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