Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60100
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Laryssa Barros | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-29T14:07:22Z | - |
dc.date.available | 2025-01-29T14:07:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Laryssa Barros. Percepções docentes sobre o transtorno do espectro autista e usos de tecnologias digitais como recursos da tecnologia assistiva no ensino de língua inglesa. 2024. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60100 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, o qual influencia no comportamento social, comunicação e linguagem da pessoa dentro do espectro. Os primeiros estudos sobre o TEA foram realizados por Leo Kanner na década de 1940. Desde então, pesquisas em diferentes áreas, sobretudo na área clínica, investigam o transtorno para compreender seu funcionamento. A Lei n 12. 764, de 27 de dezembro de 2012 institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, na qual defende o direito à inclusão, educação e uso de Tecnologia Assistiva (TA), quando necessário para o desenvolvimento da pessoa diagnosticada com o transtorno. A TA, em linhas gerais, é uma área do conhecimento de característica interdisciplinar e tem como objetivo facilitar a rotina de pessoas com deficiência, transtornos e mobilidade reduzida. Os recursos e serviços da TA podem ser utilizados nas mais diversas esferas da vida cotidiana, tais como adequação de ambiente e realização de atividades por comando de voz. Dadas as leis e campanhas de inclusão das últimas décadas, as escolas estão recebendo cada vez mais estudantes com o transtorno e o uso de recursos e serviços da TA, durante as aulas, pode contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento desses estudantes. Tendo isto em mente, o objetivo do presente estudo é analisar a realidade do professor de inglês, compreendendo a sua formação, os desafios presentes no ensino do idioma para pessoas autistas e o uso de tecnologias digitais como recursos da Tecnologia Assistiva. Para tanto, formulários e entrevistas com professores de inglês da educação básica foram utilizados como instrumentos de pesquisa para coletar os dados. Já para analisar as respostas, foi utilizada a metodologia qualitativa de caráter descritivo- interpretativista com fins de compreender a realidade desses professores de inglês. Como embasamento teórico, foi utilizado Moita Lopes (2006/2011); Manuais do DSM (2014) e da CID-11 (2022), Galvão Filho (2009) e Bersch (2017), dentre outros. Os resultados apontam que os professores apresentam dificuldade para utilizar as tecnologias digitais como recurso assistivo durante o ensino de inglês para estudantes autistas. Isto ressalta a necessidade de uma reforma tanto nos cursos que formam professores de inglês, quanto no sistema de ensino regular. Ademais, há destaque para a originalidade pesquisa, uma vez que está entre as pioneiras na temática. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Professor de inglês | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
dc.title | Percepções docentes sobre o transtorno do espectro autista e usos de tecnologias digitais como recursos da tecnologia assistiva no ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3033702449248218 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5560834728346049 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | Autism spectrum disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder, which influences the social behavior, communication and language of the person on the spectrum. The first studies on ASD were carried out by Leo Kanner in the 1940s. Since then, research in different areas, especially in the clinical area, has investigated the disorder to understand how it works. The Brazilian Law No. 12.764, of December 27, 2012, establishes the National Policy for the Protection of the Rights of Persons with Autism Spectrum Disorder, which defends the right to inclusion, education and use of Assistive Technology (AT) when necessary for the development of the diagnosed person with the disorder. AT is an area of knowledge and it aims to facilitate the routine of people with disabilities, disorders and reduced mobility. AT resources and services can be used in the most diverse spheres of everyday life, such as adapting the environment and carrying out activities via voice command. Considering the inclusion laws and campaigns of recent decades, schools are increasingly accepting ASD students and the use of AT resources and services during classes can impact on the learning and development of these students. Thus, the objective of the present study is to analyze the reality of the English teacher, understanding their training course, the challenges present in teaching the language to autistic people and the use of digital technologies as Assistive Technology resources. To this end, questionnaires and interviews with English teachers were used as instruments to collect data. To analyze the teachers' responses, a qualitative methodology of a descriptive-interpretative nature was used in order to understand the reality of them. As a theoretical basis, Moita Lopes (2006/2011); DSM (2014) and ICD-11 (2022) manuals, Galvão Filho (2009) and Bersch (2017) and among others. The results indicate that teachers have difficulty using digital technologies as an assistive resource when teaching English to autistic students. This highlights the need for reform both in the courses that train English teachers and in the regular education system. Furthermore, original research is highlighted, as it is one of the first on the subject. | pt_BR |
dc.description.abstractx | El trastorno del espectro autista(TEA) es un trastorno del neurodesarrollo, que influye en el comportamiento social, la comunicación y el lenguaje de la persona dentro del espectro. Los primeros estudios sobre el TEA fueron realizados por Leo Kanner en la década de 1940. Desde entonces, la investigación en diferentes áreas, especialmente en el área clínica, investigan el trastorno para comprender su funcionamiento. La Ley No 12. 764 de 27 de diciembre de 2012 establece la Política Nacional de Protección de los Derechos de la Persona con Trastorno del Espectro Autista, en la que defiende el derecho a la inclusión, a la educación y al uso de la Tecnología de Asistencia (TA) cuando sea necesario para la desarrollo de la persona diagnosticada con el trastorno. TA, en términos generales, se trata de un área de conocimiento, con una característica interdisciplinaria, y tiene como objetivo facilitar la rutina de las personas con discapacidad, trastornos y movilidad reducida. Los recursos y servicios de TA se pueden utilizar en las más diversas esferas de la vida cotidiana, tales como la adaptación del entorno y la realización de actividades por comando de voz. Parte en virtud de las leyes y campañas de inclusión en las últimas décadas, las escuelas están recibiendo los estudiantes con el trastorno y el uso de recursos y servicios de TA durante las clases lo que puede contribuir al aprendizaje y desarrollo de estos estudiantes. Con esto en mente, el objetivo del presente estudio es analizar la realidad del docente de inglés como lengua extranjera, entendiendo su formación, los retos que se presentan en el proceso de enseñanza de la lengua a las personas autistas y el uso de las tecnologías digitales como recursos de Tecnología de Asistencia. Para ello, cuestionarios y entrevistas con profesores de inglés fueron utilizados como instrumentos de investigación para la recolección de los datos. Para analizar las respuestas de los docentes, se utilizó la metodología cualitativa de carácter descriptivo-interpretativo. Como base teórica, utilizamos Moita Lopes (2006/2011); DSM (2014) y CIE-11 (2022) Manuales, Leyes y Decretos, Galvão Filho (2009) y Bersch (2017), entre otros. Los resultados indican que los docentes tienen dificultades para utilizar las tecnologías digitales como recurso de asistencia cuando enseñan inglés a estudiantes autistas. Esto pone de relieve la necesidad de reformas tanto en los cursos que forman profesores de inglés como en el sistema educativo regular. Además, se destacan investigaciones originales, por ser una de las primeras sobre el tema. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Laryssa Barros Araújo.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons