Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60092

Compartilhe esta página

Título: O atendimento educacional especializado (aee): papel e importância no processo de inclusão de estudantes com deficiência motora
Autor(es): SILVA, Esthênia
Palavras-chave: Inclusão; Atendimento Educacional Especializado (AEE); Estudante com deficiência; Deficiência motora
Data do documento: 8-Set-2023
Citação: SILVA, Esthênia. O Atendimento Educacional Especializado (AEE): Papel e Importância no Processo de Inclusão de Estudantes com Deficiência Motora. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente artigo objetivou analisar como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) se desenvolve no processo de inclusão de estudantes com deficiência motora em uma escola da Rede Municipal de Jaboatão dos Guararapes. Os objetivos específicos foram: analisar as práticas pedagógicas das professoras especialistas, identificar como ocorre a inclusão dos estudantes com deficiência motora e descrever os métodos utilizados nas atividades pedagógicas. Para tal, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo e pesquisa de campo, com observações na escola e entrevista semiestruturada com a professora da Sala de Recursos Multifuncional. Pode-se constatar que, apesar dos impasses relacionados à infraestrutura da instituição de ensino, o AEE possui um papel fundamental na inclusão desses estudantes, pois através do seu desenvolvimento são criados recursos que possibilitam a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60092
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Esthênia Donnara de Santana Silva.pdf510,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons