Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60092

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Tícia-
dc.contributor.authorSILVA, Esthênia-
dc.date.accessioned2025-01-28T20:07:47Z-
dc.date.available2025-01-28T20:07:47Z-
dc.date.issued2023-09-08-
dc.date.submitted2024-05-04-
dc.identifier.citationSILVA, Esthênia. O Atendimento Educacional Especializado (AEE): Papel e Importância no Processo de Inclusão de Estudantes com Deficiência Motora. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60092-
dc.description.abstractO presente artigo objetivou analisar como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) se desenvolve no processo de inclusão de estudantes com deficiência motora em uma escola da Rede Municipal de Jaboatão dos Guararapes. Os objetivos específicos foram: analisar as práticas pedagógicas das professoras especialistas, identificar como ocorre a inclusão dos estudantes com deficiência motora e descrever os métodos utilizados nas atividades pedagógicas. Para tal, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo e pesquisa de campo, com observações na escola e entrevista semiestruturada com a professora da Sala de Recursos Multifuncional. Pode-se constatar que, apesar dos impasses relacionados à infraestrutura da instituição de ensino, o AEE possui um papel fundamental na inclusão desses estudantes, pois através do seu desenvolvimento são criados recursos que possibilitam a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente escolar.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado (AEE)pt_BR
dc.subjectEstudante com deficiênciapt_BR
dc.subjectDeficiência motorapt_BR
dc.titleO atendimento educacional especializado (aee): papel e importância no processo de inclusão de estudantes com deficiência motorapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8184241806018173pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Psicologia, Inclusão e Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Esthênia Donnara de Santana Silva.pdf510,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons