Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60066
Compartilhe esta página
Título: | Ensino de solos na geografia da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em comunidades rurais da cidade de Carnaíba-PE |
Autor(es): | SILVA, Kamila Vitoria da |
Palavras-chave: | Metodologias ativas; Gamificação; Pedologia; Educação 4.0; Geografia escolar |
Data do documento: | 15-Out-2024 |
Citação: | SILVA, Kamila Vitoria da. Ensino de solos na geografia da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em comunidades rurais da cidade de Carnaíba-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho tem por objetivo desenvolver reflexões sobre o Ensino de Solo na Geografia da Educação de Jovens e Adultos, modalidade campo, em uma cidade do interior de Pernambuco. Como ferramentas metodológicas foram utilizadas revisão bibliográfica, elaboração de sequência didática, aplicação de uma adaptação do jogo Bingo, e aplicação de questionários para obtenção de dados quali-quantitativos. Constatou-se que no ensino de Geografia as práticas pedagógicas abordadas necessitam aproximar-se do cotidiano dos estudantes do EJA, para que assim, cumpra seu papel de desenvolvimento do senso crítico-analítico, atuação prática no espaço geográfico e exercício da cidadania. Assim, os métodos pedagógicos sugeridos visam superar o tradicionalismo pedagógico. Através dos questionários aplicados mostraram que a maioria dos alunos reconheceu a relevância do solo, associando-o à vida e à produção de alimentos, com 72% considerando sua aprendizagem "Ótima" e todos avaliando positivamente as oficinas e o jogo "Bingo Pedológico", já quanto a análise dos desenhos revelou uma conexão com a agricultura, mas uma representação frágil do solo sempre relacionada a agricultura, indicando a necessidade de uma visão mais integrada das interações entre solo e ambiente. Assim, conclui-se que, apesar da eficácia dos métodos de ensino em engajar os alunos, é necessário aprimorar a sequência didática para aprofundar a compreensão das relações solo-paisagem e suas implicações ambientais. |
Descrição: | 9,5 |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60066 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Kamila Vitoria da Silva.pdf | 13,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons