Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60066

Compartilhe esta página

Título: Ensino de solos na geografia da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em comunidades rurais da cidade de Carnaíba-PE
Autor(es): SILVA, Kamila Vitoria da
Palavras-chave: Metodologias ativas; Gamificação; Pedologia; Educação 4.0; Geografia escolar
Data do documento: 15-Out-2024
Citação: SILVA, Kamila Vitoria da. Ensino de solos na geografia da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em comunidades rurais da cidade de Carnaíba-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo desenvolver reflexões sobre o Ensino de Solo na Geografia da Educação de Jovens e Adultos, modalidade campo, em uma cidade do interior de Pernambuco. Como ferramentas metodológicas foram utilizadas revisão bibliográfica, elaboração de sequência didática, aplicação de uma adaptação do jogo Bingo, e aplicação de questionários para obtenção de dados quali-quantitativos. Constatou-se que no ensino de Geografia as práticas pedagógicas abordadas necessitam aproximar-se do cotidiano dos estudantes do EJA, para que assim, cumpra seu papel de desenvolvimento do senso crítico-analítico, atuação prática no espaço geográfico e exercício da cidadania. Assim, os métodos pedagógicos sugeridos visam superar o tradicionalismo pedagógico. Através dos questionários aplicados mostraram que a maioria dos alunos reconheceu a relevância do solo, associando-o à vida e à produção de alimentos, com 72% considerando sua aprendizagem "Ótima" e todos avaliando positivamente as oficinas e o jogo "Bingo Pedológico", já quanto a análise dos desenhos revelou uma conexão com a agricultura, mas uma representação frágil do solo sempre relacionada a agricultura, indicando a necessidade de uma visão mais integrada das interações entre solo e ambiente. Assim, conclui-se que, apesar da eficácia dos métodos de ensino em engajar os alunos, é necessário aprimorar a sequência didática para aprofundar a compreensão das relações solo-paisagem e suas implicações ambientais.
Descrição: 9,5
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60066
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Kamila Vitoria da Silva.pdf13,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons