Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60066

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Wemerson Flávio da-
dc.contributor.authorSILVA, Kamila Vitoria da-
dc.date.accessioned2025-01-27T22:21:20Z-
dc.date.available2025-01-27T22:21:20Z-
dc.date.issued2024-10-15-
dc.date.submitted2025-01-20-
dc.identifier.citationSILVA, Kamila Vitoria da. Ensino de solos na geografia da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em comunidades rurais da cidade de Carnaíba-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60066-
dc.description9,5pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo desenvolver reflexões sobre o Ensino de Solo na Geografia da Educação de Jovens e Adultos, modalidade campo, em uma cidade do interior de Pernambuco. Como ferramentas metodológicas foram utilizadas revisão bibliográfica, elaboração de sequência didática, aplicação de uma adaptação do jogo Bingo, e aplicação de questionários para obtenção de dados quali-quantitativos. Constatou-se que no ensino de Geografia as práticas pedagógicas abordadas necessitam aproximar-se do cotidiano dos estudantes do EJA, para que assim, cumpra seu papel de desenvolvimento do senso crítico-analítico, atuação prática no espaço geográfico e exercício da cidadania. Assim, os métodos pedagógicos sugeridos visam superar o tradicionalismo pedagógico. Através dos questionários aplicados mostraram que a maioria dos alunos reconheceu a relevância do solo, associando-o à vida e à produção de alimentos, com 72% considerando sua aprendizagem "Ótima" e todos avaliando positivamente as oficinas e o jogo "Bingo Pedológico", já quanto a análise dos desenhos revelou uma conexão com a agricultura, mas uma representação frágil do solo sempre relacionada a agricultura, indicando a necessidade de uma visão mais integrada das interações entre solo e ambiente. Assim, conclui-se que, apesar da eficácia dos métodos de ensino em engajar os alunos, é necessário aprimorar a sequência didática para aprofundar a compreensão das relações solo-paisagem e suas implicações ambientais.pt_BR
dc.format.extent77p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectPedologiapt_BR
dc.subjectEducação 4.0pt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.titleEnsino de solos na geografia da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em comunidades rurais da cidade de Carnaíba-PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0753485415890845pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0882382394416435pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to develop reflections on Soil Teaching in Geography for Youth and Adult Education, field modality, in a city in the interior of Pernambuco. The methodological tools used were a bibliographic review, development of a didactic sequence, application of an adaptation of the Bingo game, and application of questionnaires to obtain qualitative and quantitative data. It was found that in the teaching of Geography, the pedagogical practices addressed need to approach the daily lives of EJA students, so that they can fulfill their role of developing critical-analytical sense, practical action in geographic space and exercising citizenship. Thus, the suggested pedagogical methods aim to overcome pedagogical traditionalism. The questionnaires showed that most students recognized the relevance of soil, associating it with life and food production, with 72% considering their learning to be "Excellent" and all positively evaluating the workshops and the game "Pedological Bingo". The analysis of the drawings revealed a connection with agriculture, but a fragile representation of soil always related to agriculture, indicating the need for a more integrated view of the interactions between soil and the environment. Thus, it is concluded that, despite the effectiveness of the teaching methods in engaging students, it is necessary to improve the didactic sequence to deepen the understanding of soil-landscape relationships and their environmental implications.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Kamila Vitoria da Silva.pdf13,46 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons