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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59925
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Título: | Profissionalização e desafios da identidade profissional docente na Rede Municipal de Tacaimbó - PE |
Autor(es): | SANTOS, Roseli Jovelina dos |
Palavras-chave: | profissionalização; identidade docente; formação continuada |
Data do documento: | 31-Ago-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SANTOS, Roseli Jovelina dos. Profissionalização e desafios da identidade profissional docente na Rede Municipal de Tacaimbó - PE. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Essa pesquisa parte do problema que traz como questão central as formações continuadas da rede de ensino de Tacaimbó estimulam uma determinada identidade para esses docentes? Partindo da necessidade em: analisar os desafios presentes nas formações continuadas de professores, atinentes a uma identidade profissional docente na rede municipal de Tacaimbó-PE, tendo como desdobramento os seguintes objetivos específicos: a) identificar elementos acerca de profissionalização e identidade docente nos documentos presentes nasformações continuadas de professores no que se refere as políticas curriculares no município de Tacaimbó-PE e b) analisar marcadores sobre a identidade profissional docente e a profissionalização presentes nos documentos das formações continuadas no município de Tacaimbó – PE. No que trata do aporte teóricoBall(2005, 2007), Lopes(2017),Macedo (2007, 2011, 2014 e 2015), Gatti (2006, 2007, 2010 e 2012), Flores (2015) e Cunha (1999 e 2017), tensionando fundamentar à questão problema. Utilizamos como percurso metodológico uma abordagem qualitativa da pesquisa com base em Minayo (2001 e 2007). Nesse movimento de busca, nossos procedimentos ancorados na análise documental e instrumentos a respeito das formações continuadas voltados do 1° ao 5° ano dos anos iniciais, respeitando a forma fidedigna os resultados. Para produção dos dados utilizamos como hipótese possibilidades de enfrentamentos em relação a identidade docente através de sua política de formação continuada que está embricada nos documentos utilizados nas formações continuadas na rede municipal de Tacaimbó-PE e sendo assim analisamos as possibilidades de contribuição para a formação de uma identidade profissional docente. Após dados consolidados, o resultado da pesquisa indicou que os documentos utilizados nas formações continuadas, desde pautas de reuniões até materiais para serem utilizados com seus discentes em sala de aula apresentam metodologias, acompanhamentos e instrumentos voltados para o desenvolvimento de programas indicados pela Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, de forma que todo município esteja na mesma sintonia no que concerne ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos do 1° ao 5° ano. Nesse sentido, os resultados nos revelam os impactos existentes sobre as identidades profissionais docentes acerca das formações continuadas na rede municipal de Tacaimbó. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59925 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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