Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59925
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA, Kátia Silva | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Roseli Jovelina dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-22T12:14:31Z | - |
dc.date.available | 2025-01-22T12:14:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Roseli Jovelina dos. Profissionalização e desafios da identidade profissional docente na Rede Municipal de Tacaimbó - PE. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59925 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa parte do problema que traz como questão central as formações continuadas da rede de ensino de Tacaimbó estimulam uma determinada identidade para esses docentes? Partindo da necessidade em: analisar os desafios presentes nas formações continuadas de professores, atinentes a uma identidade profissional docente na rede municipal de Tacaimbó-PE, tendo como desdobramento os seguintes objetivos específicos: a) identificar elementos acerca de profissionalização e identidade docente nos documentos presentes nasformações continuadas de professores no que se refere as políticas curriculares no município de Tacaimbó-PE e b) analisar marcadores sobre a identidade profissional docente e a profissionalização presentes nos documentos das formações continuadas no município de Tacaimbó – PE. No que trata do aporte teóricoBall(2005, 2007), Lopes(2017),Macedo (2007, 2011, 2014 e 2015), Gatti (2006, 2007, 2010 e 2012), Flores (2015) e Cunha (1999 e 2017), tensionando fundamentar à questão problema. Utilizamos como percurso metodológico uma abordagem qualitativa da pesquisa com base em Minayo (2001 e 2007). Nesse movimento de busca, nossos procedimentos ancorados na análise documental e instrumentos a respeito das formações continuadas voltados do 1° ao 5° ano dos anos iniciais, respeitando a forma fidedigna os resultados. Para produção dos dados utilizamos como hipótese possibilidades de enfrentamentos em relação a identidade docente através de sua política de formação continuada que está embricada nos documentos utilizados nas formações continuadas na rede municipal de Tacaimbó-PE e sendo assim analisamos as possibilidades de contribuição para a formação de uma identidade profissional docente. Após dados consolidados, o resultado da pesquisa indicou que os documentos utilizados nas formações continuadas, desde pautas de reuniões até materiais para serem utilizados com seus discentes em sala de aula apresentam metodologias, acompanhamentos e instrumentos voltados para o desenvolvimento de programas indicados pela Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, de forma que todo município esteja na mesma sintonia no que concerne ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos do 1° ao 5° ano. Nesse sentido, os resultados nos revelam os impactos existentes sobre as identidades profissionais docentes acerca das formações continuadas na rede municipal de Tacaimbó. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | profissionalização | pt_BR |
dc.subject | identidade docente | pt_BR |
dc.subject | formação continuada | pt_BR |
dc.title | Profissionalização e desafios da identidade profissional docente na Rede Municipal de Tacaimbó - PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2138494525718902 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8333609070079117 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research starts from the problem that brings as its central question the continuing training of the Tacaimbó education network stimulate a certain identity for these teachers? Starting from the need to: Analyze the challenges present in continuing teacher training, relating to a professional teaching identity in the municipal network of Tacaimbó – PE, with the following specific objectives unfolding: a) Identify elements regarding professionalization and teaching identity in the documents present in continuing teacher training regarding curricular policies in the municipality of Tacaimbó - PE and b) Analyze markers on teaching professional identity and professionalization present in continuing education documents in the municipality of Tacaimbó – PE. Regarding the theoretical contribution Ball (2005, 2007), Lopes (2017), Macedo (2007, 2011, 2014 and 2015), Gatti (2006, 2007, 2010 and 2012), Flores (2015) and Cunha (1999 and 2017), trying to substantiate the issue. We used a qualitative research approach as a methodological approach based on Minayo (2001 and 2007). In this search movement, our procedures are anchored in documentary analysis and instruments regarding continued training aimed at the 1st to 5th year of the initial years, respecting the reliable form of the results. To produce the data, we used as a hypothesis possibilities of confrontations in relation to teacher identity through its continuing education policy that is embedded in the documents used in continuing training in the municipal network of Tacaimbó - PE and therefore we analyzed the possibilities of contributing to the formation of a professional teaching identity. After consolidated data, the research result indicated that the documents used in continuing education, from meeting agendas to materials to be used with students in the classroom, present methodologies, follow-ups and instruments aimed at developing programs recommended by the State Network of Teaching in Pernambuco, so that the entire municipality is on the same page regarding the learning development of students from the 1st to the 5th year. In this sense, the results reveal the existing impacts on professional teaching identities regarding continued training in the municipal network of Tacaimbó. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2283602616022619 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Roseli Jovelina dos Santos.pdf | 3,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons