Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59486

Comparte esta pagina

Título : Pedagogia da imagem : reflexões sobre o potencial educacional e os desdobramentos ético-estéticos dos filmes Meu amigo Totoro (1988), A viagem de Chihiro (2001) e Ponyo (2008)
Autor : MENDES, Laila Adely de Santana
Palabras clave : Pedagogia da Imagem; Cinema e Educação; Studio Ghibli; Ético-estética; Emoções
Fecha de publicación : 7-oct-2024
Citación : MENDES, Laila Adely de Santana. Pedagogia da imagem : reflexões sobre o potencial educacional e os desdobramentos ético-estéticos dos filmes Meu amigo Totoro (1988), A viagem de Chihiro (2001) e Ponyo (2008). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o potencial educacional e os desdobramentos ético-estéticos de três filmes do Studio Ghibli — Meu Amigo Totoro (1988), A Viagem de Chihiro (2001) e Ponyo (2008) — no contexto de uma Pedagogia da Imagem. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas análises fílmicas para investigar os elementos visuais, narrativos e sonoros das animações, além de revisão bibliográfica de autores como Costa, Silveira e Sommer (2003), Fresquet (2007) e Leandro (2001). Os resultados demonstraram que os filmes exploram temas como empatia, imaginação e relações interpessoais, proporcionando uma rica base para práticas pedagógicas inovadoras, que integram a estética e a ética no processo educativo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59486
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - LAILA MENDES.pdf42,32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons