Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59486

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Catarina Amorim de Oliveira-
dc.contributor.authorMENDES, Laila Adely de Santana-
dc.date.accessioned2025-01-16T15:49:05Z-
dc.date.available2025-01-16T15:49:05Z-
dc.date.issued2024-10-07-
dc.date.submitted2025-01-07-
dc.identifier.citationMENDES, Laila Adely de Santana. Pedagogia da imagem : reflexões sobre o potencial educacional e os desdobramentos ético-estéticos dos filmes Meu amigo Totoro (1988), A viagem de Chihiro (2001) e Ponyo (2008). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59486-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo refletir sobre o potencial educacional e os desdobramentos ético-estéticos de três filmes do Studio Ghibli — Meu Amigo Totoro (1988), A Viagem de Chihiro (2001) e Ponyo (2008) — no contexto de uma Pedagogia da Imagem. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas análises fílmicas para investigar os elementos visuais, narrativos e sonoros das animações, além de revisão bibliográfica de autores como Costa, Silveira e Sommer (2003), Fresquet (2007) e Leandro (2001). Os resultados demonstraram que os filmes exploram temas como empatia, imaginação e relações interpessoais, proporcionando uma rica base para práticas pedagógicas inovadoras, que integram a estética e a ética no processo educativo.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogia da Imagempt_BR
dc.subjectCinema e Educaçãopt_BR
dc.subjectStudio Ghiblipt_BR
dc.subjectÉtico-estéticapt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.titlePedagogia da imagem : reflexões sobre o potencial educacional e os desdobramentos ético-estéticos dos filmes Meu amigo Totoro (1988), A viagem de Chihiro (2001) e Ponyo (2008)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5803507149575900pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9445122899703021pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to reflect on the educational potential and ethical-aesthetic implications of three Studio Ghibli films — My Neighbor Totoro (1988), Spirited Away (2001), and Ponyo (2008) — within the context of a Pedagogy of the Image. Using a qualitative approach, film analyses were conducted to investigate the visual, narrative, and auditory elements of the animations, alongside a literature review of authors such as Costa, Silveira, and Sommer (2003), Fresquet (2007), and Leandro (2001). The findings revealed that the films explore themes such as empathy, imagination, and interpersonal relationships, providing a rich foundation for innovative pedagogical practices that integrate aesthetics and ethics into the educational process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentNÃO SE APLICApt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LAILA MENDES.pdf42,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons