Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59486
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Catarina Amorim de Oliveira | - |
dc.contributor.author | MENDES, Laila Adely de Santana | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-16T15:49:05Z | - |
dc.date.available | 2025-01-16T15:49:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-07 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Laila Adely de Santana. Pedagogia da imagem : reflexões sobre o potencial educacional e os desdobramentos ético-estéticos dos filmes Meu amigo Totoro (1988), A viagem de Chihiro (2001) e Ponyo (2008). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59486 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o potencial educacional e os desdobramentos ético-estéticos de três filmes do Studio Ghibli — Meu Amigo Totoro (1988), A Viagem de Chihiro (2001) e Ponyo (2008) — no contexto de uma Pedagogia da Imagem. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas análises fílmicas para investigar os elementos visuais, narrativos e sonoros das animações, além de revisão bibliográfica de autores como Costa, Silveira e Sommer (2003), Fresquet (2007) e Leandro (2001). Os resultados demonstraram que os filmes exploram temas como empatia, imaginação e relações interpessoais, proporcionando uma rica base para práticas pedagógicas inovadoras, que integram a estética e a ética no processo educativo. | pt_BR |
dc.format.extent | 28p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pedagogia da Imagem | pt_BR |
dc.subject | Cinema e Educação | pt_BR |
dc.subject | Studio Ghibli | pt_BR |
dc.subject | Ético-estética | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.title | Pedagogia da imagem : reflexões sobre o potencial educacional e os desdobramentos ético-estéticos dos filmes Meu amigo Totoro (1988), A viagem de Chihiro (2001) e Ponyo (2008) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5803507149575900 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9445122899703021 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to reflect on the educational potential and ethical-aesthetic implications of three Studio Ghibli films — My Neighbor Totoro (1988), Spirited Away (2001), and Ponyo (2008) — within the context of a Pedagogy of the Image. Using a qualitative approach, film analyses were conducted to investigate the visual, narrative, and auditory elements of the animations, alongside a literature review of authors such as Costa, Silveira, and Sommer (2003), Fresquet (2007), and Leandro (2001). The findings revealed that the films explore themes such as empathy, imagination, and interpersonal relationships, providing a rich foundation for innovative pedagogical practices that integrate aesthetics and ethics into the educational process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | NÃO SE APLICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - LAILA MENDES.pdf | 42,32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons