Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59486
                Compartilhe esta página
| Título: | Pedagogia da imagem : reflexões sobre o potencial educacional e os desdobramentos ético-estéticos dos filmes Meu amigo Totoro (1988), A viagem de Chihiro (2001) e Ponyo (2008) | 
| Autor(es): | MENDES, Laila Adely de Santana | 
| Palavras-chave: | Pedagogia da Imagem; Cinema e Educação; Studio Ghibli; Ético-estética; Emoções | 
| Data do documento: | 7-Out-2024 | 
| Citação: | MENDES, Laila Adely de Santana. Pedagogia da imagem : reflexões sobre o potencial educacional e os desdobramentos ético-estéticos dos filmes Meu amigo Totoro (1988), A viagem de Chihiro (2001) e Ponyo (2008). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | 
| Abstract: | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o potencial educacional e os desdobramentos ético-estéticos de três filmes do Studio Ghibli — Meu Amigo Totoro (1988), A Viagem de Chihiro (2001) e Ponyo (2008) — no contexto de uma Pedagogia da Imagem. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas análises fílmicas para investigar os elementos visuais, narrativos e sonoros das animações, além de revisão bibliográfica de autores como Costa, Silveira e Sommer (2003), Fresquet (2007) e Leandro (2001). Os resultados demonstraram que os filmes exploram temas como empatia, imaginação e relações interpessoais, proporcionando uma rica base para práticas pedagógicas inovadoras, que integram a estética e a ética no processo educativo. | 
| URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59486 | 
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - LAILA MENDES.pdf | 42,32 MB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | 
| Este arquivo é protegido por direitos autorais | 
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
     
    
