Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59436

Comparte esta pagina

Título : Cannabis - uso terapêutico e medicinal: uma análise da temática em uma perspectiva CTS no ensino de química orgânica.
Autor : ROCHA, Suyane Michele da Silva
Palabras clave : CTS; Cannabis medicinal; Química orgânica
Fecha de publicación : 5-oct-2023
Citación : ROCHA, Suyane Michele da Silva. Cannabis - uso terapêutico e medicinal: uma análise da temática em uma perspectiva CTS no ensino de química orgânica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : A pesquisa realizada nesta monografia se concentra na integração da temática Cannabis - uso Terapêutico e Medicinal e o ensino de Química Orgânica considerando as interações complexas entre a Ciência Tecnologia e Sociedade. A cannabis, uma planta com propriedades medicinais notáveis, oferece uma plataforma única para explorar a interdisciplinaridade da educação científica e seu impacto na sociedade contemporânea. Este estudo investiga os princípios da Química Orgânica relacionados à cannabis incluindo a identificação de compostos químicos, síntese, métodos de extração e análise estrutural. Além disso reconhece a importância da educação sobre as implicações éticas, políticas, culturais e sociais do uso medicinal da planta. Utilizando o uso terapêutico e medicinal como tema gerador foi realizada uma oficina temática implementada como parte desta pesquisa. Os seis participantes foram incentivados a explorar a ciência da cannabis, discutir implicações sociais e éticas relacionadas e compreender o papel da química orgânica na produção de medicamentos a base da planta. Essa abordagem pedagógica inspirada por Paulo Freire enfatiza o diálogo crítico, a conscientização e a participação ativa dos alunos. Os resultados revelam que a integração da cannabis medicinal orgânica, sob a perspectiva CTS, pode enriquecer o currículo, promovendo uma compreensão mais profunda da ciência e das implicações sociais da planta. Além disso, destaca o papel da educação na formação de atitudes informadas e na capacitação dos alunos para compreenderem e transformarem seu contexto social. Por meio desta pesquisa, buscamos uma abordagem pedagógica emancipadora, capacitando os alunos a desafiar estruturas de opressão e questionar estigmas, além de participar ativamente na construção de um mundo mais justo e inclusivo, onde a ciência e a sociedade se entrelaçam de maneira significativa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59436
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC SUYANE MICHELE DA SILVA ROCHA (1).pdf2,83 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons