Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59436
Compartilhe esta página
Título: | Cannabis - uso terapêutico e medicinal: uma análise da temática em uma perspectiva CTS no ensino de química orgânica. |
Autor(es): | ROCHA, Suyane Michele da Silva |
Palavras-chave: | CTS; Cannabis medicinal; Química orgânica |
Data do documento: | 5-Out-2023 |
Citação: | ROCHA, Suyane Michele da Silva. Cannabis - uso terapêutico e medicinal: uma análise da temática em uma perspectiva CTS no ensino de química orgânica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | A pesquisa realizada nesta monografia se concentra na integração da temática Cannabis - uso Terapêutico e Medicinal e o ensino de Química Orgânica considerando as interações complexas entre a Ciência Tecnologia e Sociedade. A cannabis, uma planta com propriedades medicinais notáveis, oferece uma plataforma única para explorar a interdisciplinaridade da educação científica e seu impacto na sociedade contemporânea. Este estudo investiga os princípios da Química Orgânica relacionados à cannabis incluindo a identificação de compostos químicos, síntese, métodos de extração e análise estrutural. Além disso reconhece a importância da educação sobre as implicações éticas, políticas, culturais e sociais do uso medicinal da planta. Utilizando o uso terapêutico e medicinal como tema gerador foi realizada uma oficina temática implementada como parte desta pesquisa. Os seis participantes foram incentivados a explorar a ciência da cannabis, discutir implicações sociais e éticas relacionadas e compreender o papel da química orgânica na produção de medicamentos a base da planta. Essa abordagem pedagógica inspirada por Paulo Freire enfatiza o diálogo crítico, a conscientização e a participação ativa dos alunos. Os resultados revelam que a integração da cannabis medicinal orgânica, sob a perspectiva CTS, pode enriquecer o currículo, promovendo uma compreensão mais profunda da ciência e das implicações sociais da planta. Além disso, destaca o papel da educação na formação de atitudes informadas e na capacitação dos alunos para compreenderem e transformarem seu contexto social. Por meio desta pesquisa, buscamos uma abordagem pedagógica emancipadora, capacitando os alunos a desafiar estruturas de opressão e questionar estigmas, além de participar ativamente na construção de um mundo mais justo e inclusivo, onde a ciência e a sociedade se entrelaçam de maneira significativa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59436 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC SUYANE MICHELE DA SILVA ROCHA (1).pdf | 2,83 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons