Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59436

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorROCHA, Suyane Michele da Silva-
dc.date.accessioned2025-01-10T17:09:17Z-
dc.date.available2025-01-10T17:09:17Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.date.submitted2025-01-10-
dc.identifier.citationROCHA, Suyane Michele da Silva. Cannabis - uso terapêutico e medicinal: uma análise da temática em uma perspectiva CTS no ensino de química orgânica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59436-
dc.description.abstractA pesquisa realizada nesta monografia se concentra na integração da temática Cannabis - uso Terapêutico e Medicinal e o ensino de Química Orgânica considerando as interações complexas entre a Ciência Tecnologia e Sociedade. A cannabis, uma planta com propriedades medicinais notáveis, oferece uma plataforma única para explorar a interdisciplinaridade da educação científica e seu impacto na sociedade contemporânea. Este estudo investiga os princípios da Química Orgânica relacionados à cannabis incluindo a identificação de compostos químicos, síntese, métodos de extração e análise estrutural. Além disso reconhece a importância da educação sobre as implicações éticas, políticas, culturais e sociais do uso medicinal da planta. Utilizando o uso terapêutico e medicinal como tema gerador foi realizada uma oficina temática implementada como parte desta pesquisa. Os seis participantes foram incentivados a explorar a ciência da cannabis, discutir implicações sociais e éticas relacionadas e compreender o papel da química orgânica na produção de medicamentos a base da planta. Essa abordagem pedagógica inspirada por Paulo Freire enfatiza o diálogo crítico, a conscientização e a participação ativa dos alunos. Os resultados revelam que a integração da cannabis medicinal orgânica, sob a perspectiva CTS, pode enriquecer o currículo, promovendo uma compreensão mais profunda da ciência e das implicações sociais da planta. Além disso, destaca o papel da educação na formação de atitudes informadas e na capacitação dos alunos para compreenderem e transformarem seu contexto social. Por meio desta pesquisa, buscamos uma abordagem pedagógica emancipadora, capacitando os alunos a desafiar estruturas de opressão e questionar estigmas, além de participar ativamente na construção de um mundo mais justo e inclusivo, onde a ciência e a sociedade se entrelaçam de maneira significativa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCTSpt_BR
dc.subjectCannabis medicinalpt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.titleCannabis - uso terapêutico e medicinal: uma análise da temática em uma perspectiva CTS no ensino de química orgânica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8569508557507316pt_BR
dc.description.abstractxThe research carried out in this monograph focuses on the integration of the topic Cannabis - Therapeutic and Medicinal use and the teaching of Organic Chemistry considering the complex interactions between Science, Technology and Society. Cannabis, a plant with remarkable medicinal properties, offers a unique platform to explore the interdisciplinarity of science education and its impact on contemporary society. This study investigates the principles of Organic Chemistry related to cannabis including identification of chemical compounds, synthesis, extraction methods and structural analysis. It also recognizes the importance of education on the ethical, political, cultural, and social implications of the medicinal use of the plant. Using therapeutic and medicinal use as a generating theme, a thematic workshop was carried out as part of this research. The six participants were encouraged to explore the science of cannabis, discuss related social and ethical implications, and understand the role of organic chemistry in the production of cannabis-based medicines. This pedagogical approach inspired by Paulo Freire emphasizes critical dialogue, awareness, and active student participation. The results reveal that the integration of organic medicinal cannabis, from a CTS perspective, can enrich the curriculum, promoting a deeper understanding of the science and social implications of the plant. Furthermore, it highlights the role of education in forming informed attitudes and empowering students to understand and transform their social context. Through this research, we seek an emancipatory pedagogical approach, enabling students to challenge structures of oppression and question stigmas, in addition to actively participating in the construction of a more just and inclusive world, where science and society intertwine in a meaningful way.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC SUYANE MICHELE DA SILVA ROCHA (1).pdf2,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons