Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59434

Compartilhe esta página

Título: A PRÁTICA DOCENTE COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NO PROTAGONISMO DO ALUNO DE MÚSICA: um relato de experiência no Ensino Fundamental Anos Iniciais
Autor(es): VELOSO, Deisyanne Silva
Palavras-chave: Protagonismo Infantil; Autonomia; Educação Musical
Data do documento: 14-Out-2024
Citação: VELOSO, Deisyanne. A PRÁTICA DOCENTE COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NO PROTAGONISMO DO ALUNO DE MÚSICA: um relato de experiência no Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Música - Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A Base Comum Curricular Brasileira (BNCC) orienta que as aulas para o Ensino Fundamental Anos Iniciais 1 sejam planejadas com o objetivo de despertar o senso crítico, a criatividade e a autonomia da criança, para que ela cresça e desenvolva seu protagonismo frente às experiências proporcionadas por vários ambientes durante sua vida. O presente trabalho teve como principal objetivo relatar como a prática docente em música no Ensino Fundamental Anos Iniciais influenciou o protagonismo dos estudantes no Colégio Americano Batista. O trabalho define o que é protagonismo pessoal e a sua relação com a educação musical, menciona contribuições do referencial teórico sobre o processo de desenvolvimento do protagonismo pessoal e relata ações docentes em turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais direcionadas ao desenvolvimento do protagonismo pessoal dos alunos. Após um levantamento bibliográfico, bem como o relato de experiência e reflexões acerca do tema, refletimos sobre os impactos positivos das ações docentes nos alunos da disciplina de música, neste contexto de escola básica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59434
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Deisyanne Silva Veloso.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons