Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59434

Share on

Title: A PRÁTICA DOCENTE COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NO PROTAGONISMO DO ALUNO DE MÚSICA: um relato de experiência no Ensino Fundamental Anos Iniciais
Authors: VELOSO, Deisyanne Silva
Keywords: Protagonismo Infantil; Autonomia; Educação Musical
Issue Date: 14-Oct-2024
Citation: VELOSO, Deisyanne. A PRÁTICA DOCENTE COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NO PROTAGONISMO DO ALUNO DE MÚSICA: um relato de experiência no Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Música - Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A Base Comum Curricular Brasileira (BNCC) orienta que as aulas para o Ensino Fundamental Anos Iniciais 1 sejam planejadas com o objetivo de despertar o senso crítico, a criatividade e a autonomia da criança, para que ela cresça e desenvolva seu protagonismo frente às experiências proporcionadas por vários ambientes durante sua vida. O presente trabalho teve como principal objetivo relatar como a prática docente em música no Ensino Fundamental Anos Iniciais influenciou o protagonismo dos estudantes no Colégio Americano Batista. O trabalho define o que é protagonismo pessoal e a sua relação com a educação musical, menciona contribuições do referencial teórico sobre o processo de desenvolvimento do protagonismo pessoal e relata ações docentes em turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais direcionadas ao desenvolvimento do protagonismo pessoal dos alunos. Após um levantamento bibliográfico, bem como o relato de experiência e reflexões acerca do tema, refletimos sobre os impactos positivos das ações docentes nos alunos da disciplina de música, neste contexto de escola básica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59434
Appears in Collections:(TCC) - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Deisyanne Silva Veloso.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons