Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59434
Share on
Title: | A PRÁTICA DOCENTE COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NO PROTAGONISMO DO ALUNO DE MÚSICA: um relato de experiência no Ensino Fundamental Anos Iniciais |
Authors: | VELOSO, Deisyanne Silva |
Keywords: | Protagonismo Infantil; Autonomia; Educação Musical |
Issue Date: | 14-Oct-2024 |
Citation: | VELOSO, Deisyanne. A PRÁTICA DOCENTE COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NO PROTAGONISMO DO ALUNO DE MÚSICA: um relato de experiência no Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Música - Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A Base Comum Curricular Brasileira (BNCC) orienta que as aulas para o Ensino Fundamental Anos Iniciais 1 sejam planejadas com o objetivo de despertar o senso crítico, a criatividade e a autonomia da criança, para que ela cresça e desenvolva seu protagonismo frente às experiências proporcionadas por vários ambientes durante sua vida. O presente trabalho teve como principal objetivo relatar como a prática docente em música no Ensino Fundamental Anos Iniciais influenciou o protagonismo dos estudantes no Colégio Americano Batista. O trabalho define o que é protagonismo pessoal e a sua relação com a educação musical, menciona contribuições do referencial teórico sobre o processo de desenvolvimento do protagonismo pessoal e relata ações docentes em turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais direcionadas ao desenvolvimento do protagonismo pessoal dos alunos. Após um levantamento bibliográfico, bem como o relato de experiência e reflexões acerca do tema, refletimos sobre os impactos positivos das ações docentes nos alunos da disciplina de música, neste contexto de escola básica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59434 |
Appears in Collections: | (TCC) - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Deisyanne Silva Veloso.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License