Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59419

Comparte esta pagina

Título : Oralidade e letramento crítico na Educação de Jovens e Adultos
Autor : MOURÃO, Maria Gabriela de Lima
Palabras clave : EJA; Oralidade; Letramento crítico
Fecha de publicación : 24-oct-2024
Citación : MOURÃO, Maria Gabriela de Lima. Oralidade e letramento crítico na Educação de Jovens e Adultos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Esta pesquisa reflete sobre a importância do letramento crítico no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde a baixa compreensão crítica de textos escritos e o processo de alfabetização tardio são desafios significativos. Teve como objetivo analisar o tratamento do eixo da oralidade na EJA, observando como as atividades propostas dialogam com o desenvolvimento do letramento crítico. Através de uma abordagem qualitativa, a pesquisa baseou-se na revisão bibliográfica de documentos oficiais e de duas publicações acadêmicas espaçadas temporalmente, comparando como os relatos dialogam com os conceitos teóricos e com os documentos oficiais ao longo do tempo. Os resultados indicam que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) impactou a abordagem da publicação mais recente, mostrando uma evolução na abordagem crítica da proposta. Embora não se possa concluir sobre a evolução da oralidade, esta é destacada como um caminho para a expansão do letramento crítico na EJA.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59419
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Gabriela De Lima Mourão.pdf624,2 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons