Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59419

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMORAES, Andrea Silva-
dc.contributor.authorMOURÃO, Maria Gabriela de Lima-
dc.date.accessioned2025-01-09T14:49:39Z-
dc.date.available2025-01-09T14:49:39Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.date.submitted2025-01-01-
dc.identifier.citationMOURÃO, Maria Gabriela de Lima. Oralidade e letramento crítico na Educação de Jovens e Adultos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59419-
dc.description.abstractEsta pesquisa reflete sobre a importância do letramento crítico no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde a baixa compreensão crítica de textos escritos e o processo de alfabetização tardio são desafios significativos. Teve como objetivo analisar o tratamento do eixo da oralidade na EJA, observando como as atividades propostas dialogam com o desenvolvimento do letramento crítico. Através de uma abordagem qualitativa, a pesquisa baseou-se na revisão bibliográfica de documentos oficiais e de duas publicações acadêmicas espaçadas temporalmente, comparando como os relatos dialogam com os conceitos teóricos e com os documentos oficiais ao longo do tempo. Os resultados indicam que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) impactou a abordagem da publicação mais recente, mostrando uma evolução na abordagem crítica da proposta. Embora não se possa concluir sobre a evolução da oralidade, esta é destacada como um caminho para a expansão do letramento crítico na EJA.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.titleOralidade e letramento crítico na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4174093318888899pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3410231557148912pt_BR
dc.description.abstractxThis research reflects on the importance of critical literacy in the context of EJA (Education for Adults and Young People), where low critical comprehension of written texts and late literacy processes are significant challenges. The objective is to analyze the treatment of the oral language component in EJA, observing how the proposed activities interact with the development of critical literacy. Through a qualitative approach, the research is based on a bibliographic review of official documents and two academic publications spaced over time, comparing how the reports interact with theoretical concepts and official documents over time. The results indicate that the National Common Curricular Base (BNCC) impacted the approach in the most recent publication, showing an evolution in the critical approach of the proposal. Although it is not possible to conclude about the evolution of oral language, it is highlighted as a path for the expansion of critical literacy in EJA.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Gabriela De Lima Mourão.pdf624,2 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons