Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59402

Compartilhe esta página

Título: Matemática e tranças: possibilidades de discussões etnomatemáticas no ensino médio.
Autor(es): LUNA, Carla Cristina Alves de
Palavras-chave: Matemática das tranças; etnomatemática; saberes matemáticos; simetria; geometria
Data do documento: 24-Out-2024
Citação: LUNA, Carla Cristina Alves de. Matemática e tranças: possibilidades de discussões etnomatemáticas no ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo analisar como as tranças podem servir como uma ferramenta para o estudo da matemática entre alunos do ensino médio, utilizando a etnomatemática que conecta atividades cotidianas ao grupo que está sendo ensinado. Para isso, foi aplicado um minicurso com intuito de ser aplicado em uma feira escolar, onde as alunas trançaram cabelo para arrecadar dinheiro para sua formatura. A pesquisa começou com a apresentação das experiências prévias das alunas com tranças e seus cabelos, explorando sua relação com a matemática e questionando se viam as tranças como um instrumento para aprender essa disciplina. A análise se concentrou na experiência das alunas com a matemática antes e depois de aprender a trançar. Os conteúdos abordados incluíram simetria, proporção e geometria, sendo explorados por meio de formulários e atividades práticas. Essa abordagem caracteriza uma pesquisa qualitativa que busca compreender a evolução do aprendizado matemático através da prática do trançado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59402
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CARLA CRISTINA ALVES DE LUNA .pdf17,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons