Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59402
Share on
Title: | Matemática e tranças: possibilidades de discussões etnomatemáticas no ensino médio. |
Authors: | LUNA, Carla Cristina Alves de |
Keywords: | Matemática das tranças; etnomatemática; saberes matemáticos; simetria; geometria |
Issue Date: | 24-Oct-2024 |
Citation: | LUNA, Carla Cristina Alves de. Matemática e tranças: possibilidades de discussões etnomatemáticas no ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo analisar como as tranças podem servir como uma ferramenta para o estudo da matemática entre alunos do ensino médio, utilizando a etnomatemática que conecta atividades cotidianas ao grupo que está sendo ensinado. Para isso, foi aplicado um minicurso com intuito de ser aplicado em uma feira escolar, onde as alunas trançaram cabelo para arrecadar dinheiro para sua formatura. A pesquisa começou com a apresentação das experiências prévias das alunas com tranças e seus cabelos, explorando sua relação com a matemática e questionando se viam as tranças como um instrumento para aprender essa disciplina. A análise se concentrou na experiência das alunas com a matemática antes e depois de aprender a trançar. Os conteúdos abordados incluíram simetria, proporção e geometria, sendo explorados por meio de formulários e atividades práticas. Essa abordagem caracteriza uma pesquisa qualitativa que busca compreender a evolução do aprendizado matemático através da prática do trançado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59402 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC CARLA CRISTINA ALVES DE LUNA .pdf | 17,22 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License