Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59402

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorLUNA, Carla Cristina Alves de-
dc.date.accessioned2025-01-07T18:54:47Z-
dc.date.available2025-01-07T18:54:47Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.date.submitted2025-01-02-
dc.identifier.citationLUNA, Carla Cristina Alves de. Matemática e tranças: possibilidades de discussões etnomatemáticas no ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59402-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar como as tranças podem servir como uma ferramenta para o estudo da matemática entre alunos do ensino médio, utilizando a etnomatemática que conecta atividades cotidianas ao grupo que está sendo ensinado. Para isso, foi aplicado um minicurso com intuito de ser aplicado em uma feira escolar, onde as alunas trançaram cabelo para arrecadar dinheiro para sua formatura. A pesquisa começou com a apresentação das experiências prévias das alunas com tranças e seus cabelos, explorando sua relação com a matemática e questionando se viam as tranças como um instrumento para aprender essa disciplina. A análise se concentrou na experiência das alunas com a matemática antes e depois de aprender a trançar. Os conteúdos abordados incluíram simetria, proporção e geometria, sendo explorados por meio de formulários e atividades práticas. Essa abordagem caracteriza uma pesquisa qualitativa que busca compreender a evolução do aprendizado matemático através da prática do trançado.pt_BR
dc.format.extent54 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática das trançaspt_BR
dc.subjectetnomatemáticapt_BR
dc.subjectsaberes matemáticospt_BR
dc.subjectsimetriapt_BR
dc.subjectgeometriapt_BR
dc.titleMatemática e tranças: possibilidades de discussões etnomatemáticas no ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe present study aimed to analyze how braiding can serve as a tool for studying mathematics among high school students, utilizing ethnomathematics to connect everyday activities to the group being taught. To achieve this, a minicourse was implemented with the intention of being applied at a school fair, where the students braided hair to raise money for their graduation. The research began with an exploration of the students' prior experiences with braids and their hair, examining their relationship with mathematics and questioning whether they viewed braiding as a means to learn this discipline. The analysis focused on the students' experiences with mathematics before and after learning to braid. The topics covered included symmetry, proportion, and geometry, explored through questionnaires and practical activities. This approach characterizes a qualitative research study that seeks to understand the evolution of mathematical learning through the practice of braiding.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CARLA CRISTINA ALVES DE LUNA .pdf17,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons