Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59376

Compartilhe esta página

Título: UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS DE AFROPERSPECTIVA E AFROCENTRICIDADE E DE SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA
Autor(es): Silva, Bianca Stefany Gonçalves
Palavras-chave: afroperspectiva, afrocentricidade, ensino de filosofia, lugar de fala, Filosofia antiracista.
Data do documento: 10-Out-2024
Citação: SILVA, Bianca. Uma análise dos conceitos de afroperspectiva e afrocentricidade e de suas possíveis contribuições para o ensino de filosofia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Filosofia licenciatura – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente artigo busca fazer uma análise dos conceitos de afroperpectiva e afrocentricidade e suas possíveis contribuições para o ensino de filosofia. Através de uma revisão da literatura, o artigo examina como o conceito de "lugar de fala" se relaciona com as perspectivas da afroperspectiva e afrocentricidade, especialmente em seu impacto no ensino de filosofia antirracista. Essas perspectivas confrontam a marginalização histórica e presente das pessoas de ascendência africana, desafiando estereótipos e preconceitos. Ao reconhecer e valorizar essas contribuições, o ensino de filosofia pode ser enriquecido, promovendo uma compreensão mais completa da experiência humana e confrontando as estruturas de poder que perpetuam a marginalização e exclusão. O artigo destaca os desafios e oportunidades associados à adoção dessas abordagens, bem como suas implicações no ensino de filosofia.
Descrição: 10
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59376
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ilovepdf_merged (5).pdf196,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons