Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59376

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCorrêa, Rogério Fabianne Saucedo-
dc.contributor.authorSilva, Bianca Stefany Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-01-06T14:16:08Z-
dc.date.available2025-01-06T14:16:08Z-
dc.date.issued2024-10-10-
dc.date.submitted2025-01-05-
dc.identifier.citationSILVA, Bianca. Uma análise dos conceitos de afroperspectiva e afrocentricidade e de suas possíveis contribuições para o ensino de filosofia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Filosofia licenciatura – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59376-
dc.description10pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo busca fazer uma análise dos conceitos de afroperpectiva e afrocentricidade e suas possíveis contribuições para o ensino de filosofia. Através de uma revisão da literatura, o artigo examina como o conceito de "lugar de fala" se relaciona com as perspectivas da afroperspectiva e afrocentricidade, especialmente em seu impacto no ensino de filosofia antirracista. Essas perspectivas confrontam a marginalização histórica e presente das pessoas de ascendência africana, desafiando estereótipos e preconceitos. Ao reconhecer e valorizar essas contribuições, o ensino de filosofia pode ser enriquecido, promovendo uma compreensão mais completa da experiência humana e confrontando as estruturas de poder que perpetuam a marginalização e exclusão. O artigo destaca os desafios e oportunidades associados à adoção dessas abordagens, bem como suas implicações no ensino de filosofia.pt_BR
dc.format.extent22ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectafroperspectiva, afrocentricidade, ensino de filosofia, lugar de fala, Filosofia antiracista.pt_BR
dc.titleUMA ANÁLISE DOS CONCEITOS DE AFROPERSPECTIVA E AFROCENTRICIDADE E DE SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FILOSOFIApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4804772081777985pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2743121284935177pt_BR
dc.description.abstractxThe present article seeks to analyze the concepts of Afroperspective and Afrocentricity and their potential contributions to the teaching of philosophy. Through a literature review, the article examines how the concept of "speaking from a place" relates to the perspectives of Afroperspective and Afrocentricity, especially in their impact on anti-racist philosophy teaching. These perspectives confront the historical and present marginalization of people of African descent, challenging stereotypes and prejudices. By recognizing and valuing these contributions, the teaching of philosophy can be enriched, promoting a more comprehensive understanding of the human experience and confronting the power structures that perpetuate marginalization and exclusion. The article highlights the challenges and opportunities associated with adopting these approaches, as well as their implications for the teaching of philosophy.pt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Filosofiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ilovepdf_merged (5).pdf196,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons