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Título : UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS DE AFROPERSPECTIVA E AFROCENTRICIDADE E DE SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA
Autor : Silva, Bianca Stefany Gonçalves
Palabras clave : afroperspectiva, afrocentricidade, ensino de filosofia, lugar de fala, Filosofia antiracista.
Fecha de publicación : 10-oct-2024
Citación : SILVA, Bianca. Uma análise dos conceitos de afroperspectiva e afrocentricidade e de suas possíveis contribuições para o ensino de filosofia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Filosofia licenciatura – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O presente artigo busca fazer uma análise dos conceitos de afroperpectiva e afrocentricidade e suas possíveis contribuições para o ensino de filosofia. Através de uma revisão da literatura, o artigo examina como o conceito de "lugar de fala" se relaciona com as perspectivas da afroperspectiva e afrocentricidade, especialmente em seu impacto no ensino de filosofia antirracista. Essas perspectivas confrontam a marginalização histórica e presente das pessoas de ascendência africana, desafiando estereótipos e preconceitos. Ao reconhecer e valorizar essas contribuições, o ensino de filosofia pode ser enriquecido, promovendo uma compreensão mais completa da experiência humana e confrontando as estruturas de poder que perpetuam a marginalização e exclusão. O artigo destaca os desafios e oportunidades associados à adoção dessas abordagens, bem como suas implicações no ensino de filosofia.
Descripción : 10
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59376
Aparece en las colecciones: (TCC) - Filosofia (Licenciatura)

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