Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59376
Comparte esta pagina
Título : | UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS DE AFROPERSPECTIVA E AFROCENTRICIDADE E DE SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA |
Autor : | Silva, Bianca Stefany Gonçalves |
Palabras clave : | afroperspectiva, afrocentricidade, ensino de filosofia, lugar de fala, Filosofia antiracista. |
Fecha de publicación : | 10-oct-2024 |
Citación : | SILVA, Bianca. Uma análise dos conceitos de afroperspectiva e afrocentricidade e de suas possíveis contribuições para o ensino de filosofia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Filosofia licenciatura – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | O presente artigo busca fazer uma análise dos conceitos de afroperpectiva e afrocentricidade e suas possíveis contribuições para o ensino de filosofia. Através de uma revisão da literatura, o artigo examina como o conceito de "lugar de fala" se relaciona com as perspectivas da afroperspectiva e afrocentricidade, especialmente em seu impacto no ensino de filosofia antirracista. Essas perspectivas confrontam a marginalização histórica e presente das pessoas de ascendência africana, desafiando estereótipos e preconceitos. Ao reconhecer e valorizar essas contribuições, o ensino de filosofia pode ser enriquecido, promovendo uma compreensão mais completa da experiência humana e confrontando as estruturas de poder que perpetuam a marginalização e exclusão. O artigo destaca os desafios e oportunidades associados à adoção dessas abordagens, bem como suas implicações no ensino de filosofia. |
Descripción : | 10 |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59376 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ilovepdf_merged (5).pdf | 196,58 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons