Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59256
Compartilhe esta página
Título: | ESTRATEGIAS DIDÁCTICAS MOTIVACIONALES PARA REDUCIR APRENSIÓN COMUNICATIVA EN LOS NIVELES INICIALES DE ELE |
Autor(es): | Assis Neto, Edson da Silva |
Palavras-chave: | Apreensão comunicativa; Motivação; Estratégias didáticas |
Data do documento: | 17-Out-2024 |
Citação: | Assis Neto, Edson da Silva. ESTRATEGIAS DIDÁCTICAS MOTIVACIONALES PARA REDUCIR APRENSIÓN COMUNICATIVA EN LOS NIVELES INICIALES DE ELE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Espanhol) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este trabalho de conclusão de curso analisa a influência da ansiedade no processo de aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE), com especial ênfase na interação oral. A partir de uma revisão teórica sobre a ansiedade linguística, definida como a apreensão que os alunos experimentam ao usar uma segunda língua na qual não se sentem seguros, exploram-se seus efeitos negativos na comunicação e na motivação dos estudantes. O trabalho propõe estratégias didáticas motivacionais para mitigar a ansiedade e promover um ambiente de aprendizagem mais positivo. Além disso, examina-se como a motivação, tanto intrínseca quanto extrínseca, pode atuar como um contraponto à ansiedade, promovendo uma participação mais ativa e eficaz na aprendizagem do espanhol. As propostas são direcionadas principalmente a alunos de nível inicial A2, conforme o Quadro Europeu Comum de Referência, e buscam melhorar a competência oral e a disposição para se comunicar em sala de aula. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59256 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Espanhol |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Edson da Silva Assis Neto.pdf | 414,24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons