Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59256

Share on

Title: ESTRATEGIAS DIDÁCTICAS MOTIVACIONALES PARA REDUCIR APRENSIÓN COMUNICATIVA EN LOS NIVELES INICIALES DE ELE
Authors: Assis Neto, Edson da Silva
Keywords: Apreensão comunicativa; Motivação; Estratégias didáticas
Issue Date: 17-Oct-2024
Citation: Assis Neto, Edson da Silva. ESTRATEGIAS DIDÁCTICAS MOTIVACIONALES PARA REDUCIR APRENSIÓN COMUNICATIVA EN LOS NIVELES INICIALES DE ELE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Espanhol) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso analisa a influência da ansiedade no processo de aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE), com especial ênfase na interação oral. A partir de uma revisão teórica sobre a ansiedade linguística, definida como a apreensão que os alunos experimentam ao usar uma segunda língua na qual não se sentem seguros, exploram-se seus efeitos negativos na comunicação e na motivação dos estudantes. O trabalho propõe estratégias didáticas motivacionais para mitigar a ansiedade e promover um ambiente de aprendizagem mais positivo. Além disso, examina-se como a motivação, tanto intrínseca quanto extrínseca, pode atuar como um contraponto à ansiedade, promovendo uma participação mais ativa e eficaz na aprendizagem do espanhol. As propostas são direcionadas principalmente a alunos de nível inicial A2, conforme o Quadro Europeu Comum de Referência, e buscam melhorar a competência oral e a disposição para se comunicar em sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59256
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Espanhol

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Edson da Silva Assis Neto.pdf414,24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons