Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59234
Comparte esta pagina
Título : | Bizâncio iconoclasta (séculos VIII e IX) : o estatuto da imagem e sua adaptação para o ensino básico |
Autor : | OLIVEIRA, Kerolayne Correia de |
Palabras clave : | Império Bizantino; Império Romano do Oriente; Ícones; Iconoclastia |
Fecha de publicación : | 18-ago-2023 |
Citación : | OLIVEIRA, Kerolayne Correia de. Bizâncio iconoclasta (séculos VIII e IX): o estatuto da imagem e sua adaptação para o ensino básico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | O presente trabalho dedica-se à análise do movimento iconoclasta, vigente durante os séculos VIII e IX, na confluência de fatores políticos, sociais e econômicos, particulares ao Império Bizantino. Durante este período, poderosas imagens, cujo refinado sistema de representação fora desenhado através dos debates em Concílios Ecumênicos ao longo dos séculos, tornaram-se proibidas. Nesse processo, foi fundamental perceber como a extensa discussão em torno delas tornou-se palco de uma radical política que implicou seleções, visto que, durante sua execução,as representações imperiais que continuaram circulando, principalmente através de moedas,partilharam estratégias constitutivas comuns também aos ícones, como é possível perceber por meio da The William Herbert Hunt Collection. Frente a essas questões, os trabalhos do Renato Viana Boy, Caroline Coelho Fernandes; assim como Jean-Yves Leloup, Alain Besançon; além de Steve Runciman, Michel Angold, Bernard Lewis e Cyril Mango foram fundamentais para apresente monografia. O desejo pelo controle dos monges e dos mosteiros, a centralização do poder imperial, o avanço do islã e demais questões militares e diplomáticas que envolviam esse cenário, foram apontados como importantes elementos para compreender a iconoclastia bizantina. O movimento tem ainda uma valiosa importância também para a sala de aula da rede básica, ao estimular a construção de um conhecimento mais honesto e crítico acerca das imagens e, sobretudo, frente ao eurocentrismo em História. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59234 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Kerolayne Correia de Oliveira.pdf | 4,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons