Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59234

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDABAT, Christine Paulette Yves Rufino-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Kerolayne Correia de-
dc.date.accessioned2024-12-17T18:06:38Z-
dc.date.available2024-12-17T18:06:38Z-
dc.date.issued2023-08-18-
dc.date.submitted2024-10-05-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Kerolayne Correia de. Bizâncio iconoclasta (séculos VIII e IX): o estatuto da imagem e sua adaptação para o ensino básico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59234-
dc.description.abstractO presente trabalho dedica-se à análise do movimento iconoclasta, vigente durante os séculos VIII e IX, na confluência de fatores políticos, sociais e econômicos, particulares ao Império Bizantino. Durante este período, poderosas imagens, cujo refinado sistema de representação fora desenhado através dos debates em Concílios Ecumênicos ao longo dos séculos, tornaram-se proibidas. Nesse processo, foi fundamental perceber como a extensa discussão em torno delas tornou-se palco de uma radical política que implicou seleções, visto que, durante sua execução,as representações imperiais que continuaram circulando, principalmente através de moedas,partilharam estratégias constitutivas comuns também aos ícones, como é possível perceber por meio da The William Herbert Hunt Collection. Frente a essas questões, os trabalhos do Renato Viana Boy, Caroline Coelho Fernandes; assim como Jean-Yves Leloup, Alain Besançon; além de Steve Runciman, Michel Angold, Bernard Lewis e Cyril Mango foram fundamentais para apresente monografia. O desejo pelo controle dos monges e dos mosteiros, a centralização do poder imperial, o avanço do islã e demais questões militares e diplomáticas que envolviam esse cenário, foram apontados como importantes elementos para compreender a iconoclastia bizantina. O movimento tem ainda uma valiosa importância também para a sala de aula da rede básica, ao estimular a construção de um conhecimento mais honesto e crítico acerca das imagens e, sobretudo, frente ao eurocentrismo em História.pt_BR
dc.format.extent157p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImpério Bizantinopt_BR
dc.subjectImpério Romano do Orientept_BR
dc.subjectÍconespt_BR
dc.subjectIconoclastiapt_BR
dc.titleBizâncio iconoclasta (séculos VIII e IX) : o estatuto da imagem e sua adaptação para o ensino básicopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7492359575591687pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1799364778411869pt_BR
dc.description.abstractxThis work is dedicated to the analysis of the iconoclastic movement, in force during the 8th and 9th centuries, at the confluence of political, social and economic factors, particular to the Byzantine Empire. During this period, powerful images, whose refined system of representation had been designed through debates in Ecumenical Councils over the centuries, became prohibited. In this process, it was essential to understand how the extensive discussion around them became the stage for a radical policy that involved selections, since, during its execution, the imperial representations that continued to circulate, mainly through coins, shared constitutive strategies common to the icons, as can be seen through The William Herbert HuntCollection. Faced with these questions, the works of Renato Viana Boy, Caroline Coelho Fernandes; as well as Jean-Yves Leloup, Alain Besançon; in addition to Steve Runciman, Michel Angold, Bernard Lewis and Cyril Mango were fundamental to this monograph. The desire for control of monks and monasteries, the centralization of imperial power, the advancement of Islam and other military and diplomatic issues that involved this scenario were highlighted as important elements for understanding Byzantine iconoclasm. The movement also has valuable importance for the primary school classroom, as it encourages the construction of more honest and critical knowledge about images and, above all, in the face of Eurocentrism in History.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Históriapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5248-6642pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - História (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Kerolayne Correia de Oliveira.pdf4,13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons