Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59201
Share on
Title: | Uso dos jogos do almanaque de alfabetização do Programa Criança Alfabetizada com turmas do 1° e 2° ano do ensino fundamental em Pernambuco |
Authors: | GONÇALVES, Maria Gabrielly Da Silva Gonçalves |
Keywords: | Alfabetização; Recurso didático; Jogos de alfabetização; Programa Criança Alfabetizada |
Issue Date: | 3-Oct-2024 |
Citation: | GONÇALVES, Maria Gabrielly Da Silva. Uso dos jogos do almanaque de alfabetização do Programa Criança Alfabetizada com turmas do 1° e 2° ano do ensino fundamental em Pernambuco. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Neste estudo, de abordagem qualitativa, buscamos analisar se e como os jogos do almanaque de alfabetização do Programa Criança Alfabetizada são utilizados por professores do ciclo de alfabetização no estado de Pernambuco. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário com 15 questões realizado através do Google Formulários, respondido por 23 professores da rede pública de 9 cidades pernambucanas. O método de análise adotado foi a análise de conteúdo, onde através dos resultados obtidos, podemos constatar que o jogo ocupa o papel de um recurso didático presente no cotidiano das turmas do 1° e 2° ano do ensino fundamental durante o processo de alfabetização, sendo utilizados principalmente semanalmente e em grupos, em específico os jogos do Programa Criança Alfabetizada são significativamente utilizados pelos professores que apontam os limites e possibilidades de uso. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59201 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Uso dos jogos do almanaque de alfabetização do Programa Criança Alfabetizada com turmas do 1° e 2° ano do ensino fundamental em Pernambuco - Maria Gabrielly.pdf | 626,42 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License