Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59201
Compartilhe esta página
Título: | Uso dos jogos do almanaque de alfabetização do Programa Criança Alfabetizada com turmas do 1° e 2° ano do ensino fundamental em Pernambuco |
Autor(es): | GONÇALVES, Maria Gabrielly Da Silva Gonçalves |
Palavras-chave: | Alfabetização; Recurso didático; Jogos de alfabetização; Programa Criança Alfabetizada |
Data do documento: | 3-Out-2024 |
Citação: | GONÇALVES, Maria Gabrielly Da Silva. Uso dos jogos do almanaque de alfabetização do Programa Criança Alfabetizada com turmas do 1° e 2° ano do ensino fundamental em Pernambuco. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Neste estudo, de abordagem qualitativa, buscamos analisar se e como os jogos do almanaque de alfabetização do Programa Criança Alfabetizada são utilizados por professores do ciclo de alfabetização no estado de Pernambuco. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário com 15 questões realizado através do Google Formulários, respondido por 23 professores da rede pública de 9 cidades pernambucanas. O método de análise adotado foi a análise de conteúdo, onde através dos resultados obtidos, podemos constatar que o jogo ocupa o papel de um recurso didático presente no cotidiano das turmas do 1° e 2° ano do ensino fundamental durante o processo de alfabetização, sendo utilizados principalmente semanalmente e em grupos, em específico os jogos do Programa Criança Alfabetizada são significativamente utilizados pelos professores que apontam os limites e possibilidades de uso. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59201 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uso dos jogos do almanaque de alfabetização do Programa Criança Alfabetizada com turmas do 1° e 2° ano do ensino fundamental em Pernambuco - Maria Gabrielly.pdf | 626,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons