Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59173
Compartilhe esta página
Título: | A intertextualidade presente nas redações do Enem |
Autor(es): | Correia, Francilene Santana |
Palavras-chave: | Intertextualidade; Informatividade; Redações do Enem; Competência 3. |
Data do documento: | 24-Out-2024 |
Citação: | Correia, Francilene Santana. A intertextualidade presente nas redações do Enem. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O presente estudo analisa a relação entre os níveis de intertextualidade e os graus de informatividade em redações do Enem, no período de 2018 a 2022. Fundamentado nas contribuições teóricas de Hoffnagel sobre os níveis de intertextualidade e de Fávero acerca dos graus de informatividade, o objetivo principal foi verificar como o uso da intertextualidade influencia a qualidade informativa dos textos e suas respectivas pontuações. Foram analisadas nove redações com diferentes faixas de pontuação (até 599 e entre 800 e 1000 pontos), considerando as competências exigidas pelo exame, especialmente a Competência 3. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, explorando as referências explícitas e implícitas utilizadas pelos candidatos, assim como a capacidade de elaboração de novos argumentos a partir dos textos motivadores. Os resultados indicaram que redações com maior uso explícito de intertextualidade tendem a apresentar maior informatividade e originalidade, enquanto textos que apenas reproduzem informações previsíveis foram penalizados. Além disso, quanto mais o autor se afasta dos textos motivadores, maior a complexidade e originalidade do argumento, tornando o texto mais interessante. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59173 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Francilene Santana Correia.pdf | 5,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons