Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59173
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ataíde, Cléber Alves de | - |
dc.contributor.author | Correia, Francilene Santana | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-11T20:14:10Z | - |
dc.date.available | 2024-12-11T20:14:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-26 | - |
dc.identifier.citation | Correia, Francilene Santana. A intertextualidade presente nas redações do Enem. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59173 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo analisa a relação entre os níveis de intertextualidade e os graus de informatividade em redações do Enem, no período de 2018 a 2022. Fundamentado nas contribuições teóricas de Hoffnagel sobre os níveis de intertextualidade e de Fávero acerca dos graus de informatividade, o objetivo principal foi verificar como o uso da intertextualidade influencia a qualidade informativa dos textos e suas respectivas pontuações. Foram analisadas nove redações com diferentes faixas de pontuação (até 599 e entre 800 e 1000 pontos), considerando as competências exigidas pelo exame, especialmente a Competência 3. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, explorando as referências explícitas e implícitas utilizadas pelos candidatos, assim como a capacidade de elaboração de novos argumentos a partir dos textos motivadores. Os resultados indicaram que redações com maior uso explícito de intertextualidade tendem a apresentar maior informatividade e originalidade, enquanto textos que apenas reproduzem informações previsíveis foram penalizados. Além disso, quanto mais o autor se afasta dos textos motivadores, maior a complexidade e originalidade do argumento, tornando o texto mais interessante. | pt_BR |
dc.format.extent | 65p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Intertextualidade | pt_BR |
dc.subject | Informatividade | pt_BR |
dc.subject | Redações do Enem | pt_BR |
dc.subject | Competência 3. | pt_BR |
dc.title | A intertextualidade presente nas redações do Enem | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7075642257984196 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4301066659702331 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study analyzes the relationship between levels of intertextuality and degrees of informativeness in ENEM essays from 2018 to 2022. Based on the theoretical contributions of Hoffnagel regarding levels of intertextuality and Fávero’s insights on degrees of informativeness, the main objective was to examine how the use of intertextuality influences the informative quality of the texts and their respective scores. Nine essays with different score ranges (up to 599 and between 800 and 1000 points) were analyzed, considering the competencies required by the exam, particularly Competency 3. The research adopted a qualitative approach, exploring the explicit and implicit references used by the candidates, as well as their ability to develop new arguments based on the motivating texts. The results showed that essays with a greater explicit use of intertextuality tend to present higher informativeness and originality, while texts that simply reproduce predictable information were penalized. Furthermore, the more the author distances themselves from the motivating texts, the greater the complexity and originality of the argument, making the text more engaging. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Francilene Santana Correia.pdf | 5,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons