Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59105

Compartilhe esta página

Título: A concepção de professores sobre robótica no ensino da física no ensino médio.
Autor(es): LIMA, Micael Brandão de
Palavras-chave: Robótica educacional; Robótica na Física; Professores de Física do Ensino Médio
Data do documento: 7-Out-2024
Citação: LIMA, MIcael Brandão de. A concepção de professores sobre robótica no ensino da física no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso(Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco,Caruaru, 2024
Abstract: A busca por metodologias alternativas que visam uma participação e aprendizagem significativa dos estudantes, está mais constante a cada dia. A disciplina de Robótica, na educação básica, parece ser uma dessas metodologias, e tem ganhado força nos últimos tempos, se estabelecendo como uma disciplina eletiva no Novo Ensino Médio. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar a concepção de professores de Física sobre o uso da Robótica no Ensino Médio. O instrumento de coleta de dados se deu opor meio de entrevistas gravadas com três professores de Física que já tiveram experiência em fazer a intersecção entre essas duas áreas. O trabalho buscou explorar como esses professores percebem a Robótica como recurso didático e sua influência nas aulas de Física. Os resultados analisados revelaram que, para os professores, a Robótica é uma ferramenta pedagógica inovadora e eficaz, capaz de facilitar a compreensão de conceitos físicos teóricos, ao mesmo tempo que possibilita um maior engajamento dos alunos. Porém, limitações como a falta de infraestrutura adequada e a necessidade de formação continuada dos professores, são apontadas como desafios para a implementação dessas aulas. Este trabalho pode contribuir para o entendimento de como a Robótica pode impactar positivamente o ensino da Física, ao aproximar a teoria da prática e incentivar uma aprendizagem lúdica e dinâmica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59105
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Micael Brandão de Lima.pdf380,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons