Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59105

Comparte esta pagina

Título : A concepção de professores sobre robótica no ensino da física no ensino médio.
Autor : LIMA, Micael Brandão de
Palabras clave : Robótica educacional; Robótica na Física; Professores de Física do Ensino Médio
Fecha de publicación : 7-oct-2024
Citación : LIMA, MIcael Brandão de. A concepção de professores sobre robótica no ensino da física no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso(Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco,Caruaru, 2024
Resumen : A busca por metodologias alternativas que visam uma participação e aprendizagem significativa dos estudantes, está mais constante a cada dia. A disciplina de Robótica, na educação básica, parece ser uma dessas metodologias, e tem ganhado força nos últimos tempos, se estabelecendo como uma disciplina eletiva no Novo Ensino Médio. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar a concepção de professores de Física sobre o uso da Robótica no Ensino Médio. O instrumento de coleta de dados se deu opor meio de entrevistas gravadas com três professores de Física que já tiveram experiência em fazer a intersecção entre essas duas áreas. O trabalho buscou explorar como esses professores percebem a Robótica como recurso didático e sua influência nas aulas de Física. Os resultados analisados revelaram que, para os professores, a Robótica é uma ferramenta pedagógica inovadora e eficaz, capaz de facilitar a compreensão de conceitos físicos teóricos, ao mesmo tempo que possibilita um maior engajamento dos alunos. Porém, limitações como a falta de infraestrutura adequada e a necessidade de formação continuada dos professores, são apontadas como desafios para a implementação dessas aulas. Este trabalho pode contribuir para o entendimento de como a Robótica pode impactar positivamente o ensino da Física, ao aproximar a teoria da prática e incentivar uma aprendizagem lúdica e dinâmica.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59105
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Micael Brandão de Lima.pdf380,56 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons