Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59105
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de | - |
dc.contributor.author | LIMA, Micael Brandão de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-06T13:08:59Z | - |
dc.date.available | 2024-12-06T13:08:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-05 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, MIcael Brandão de. A concepção de professores sobre robótica no ensino da física no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso(Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco,Caruaru, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59105 | - |
dc.description.abstract | A busca por metodologias alternativas que visam uma participação e aprendizagem significativa dos estudantes, está mais constante a cada dia. A disciplina de Robótica, na educação básica, parece ser uma dessas metodologias, e tem ganhado força nos últimos tempos, se estabelecendo como uma disciplina eletiva no Novo Ensino Médio. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar a concepção de professores de Física sobre o uso da Robótica no Ensino Médio. O instrumento de coleta de dados se deu opor meio de entrevistas gravadas com três professores de Física que já tiveram experiência em fazer a intersecção entre essas duas áreas. O trabalho buscou explorar como esses professores percebem a Robótica como recurso didático e sua influência nas aulas de Física. Os resultados analisados revelaram que, para os professores, a Robótica é uma ferramenta pedagógica inovadora e eficaz, capaz de facilitar a compreensão de conceitos físicos teóricos, ao mesmo tempo que possibilita um maior engajamento dos alunos. Porém, limitações como a falta de infraestrutura adequada e a necessidade de formação continuada dos professores, são apontadas como desafios para a implementação dessas aulas. Este trabalho pode contribuir para o entendimento de como a Robótica pode impactar positivamente o ensino da Física, ao aproximar a teoria da prática e incentivar uma aprendizagem lúdica e dinâmica. | pt_BR |
dc.format.extent | 39p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Robótica educacional | pt_BR |
dc.subject | Robótica na Física | pt_BR |
dc.subject | Professores de Física do Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | A concepção de professores sobre robótica no ensino da física no ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6530322206688430 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The search for alternative methodologies that aim for meaningful student participation and learning is becoming increasingly frequent. The subject of Robotics in basic education appears to be one of these methodologies and has gained momentum recently, establishing itself as an elective course in the new high school curriculum. Thus, this study aims to investigate the perceptions of Physics teachers regarding the use of Robotics in high school. The data collection tool consisted of recorded interviews with three Physics teachers who have experience in intersecting these two areas. The study sought to explore how these teachers perceive Robotics as a teaching resource and its influence on Physics classes. The analyzed results revealed that, for the teachers, Robotics is an innovative and effective pedagogical tool, capable of facilitating the understanding of theoretical physics concepts while fostering greater student engagement. However, limitations such as a lack of adequate infrastructure and the need for ongoing teacher training are highlighted as challenges to implementing these lessons. This work may contribute to understanding how robotics can positively impact the teaching of physics by bridging theory and practice and encouraging playful and dynamic learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Micael Brandão de Lima.pdf | 380,56 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons