Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59105

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorLIMA, Micael Brandão de-
dc.date.accessioned2024-12-06T13:08:59Z-
dc.date.available2024-12-06T13:08:59Z-
dc.date.issued2024-10-07-
dc.date.submitted2024-12-05-
dc.identifier.citationLIMA, MIcael Brandão de. A concepção de professores sobre robótica no ensino da física no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso(Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco,Caruaru, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59105-
dc.description.abstractA busca por metodologias alternativas que visam uma participação e aprendizagem significativa dos estudantes, está mais constante a cada dia. A disciplina de Robótica, na educação básica, parece ser uma dessas metodologias, e tem ganhado força nos últimos tempos, se estabelecendo como uma disciplina eletiva no Novo Ensino Médio. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar a concepção de professores de Física sobre o uso da Robótica no Ensino Médio. O instrumento de coleta de dados se deu opor meio de entrevistas gravadas com três professores de Física que já tiveram experiência em fazer a intersecção entre essas duas áreas. O trabalho buscou explorar como esses professores percebem a Robótica como recurso didático e sua influência nas aulas de Física. Os resultados analisados revelaram que, para os professores, a Robótica é uma ferramenta pedagógica inovadora e eficaz, capaz de facilitar a compreensão de conceitos físicos teóricos, ao mesmo tempo que possibilita um maior engajamento dos alunos. Porém, limitações como a falta de infraestrutura adequada e a necessidade de formação continuada dos professores, são apontadas como desafios para a implementação dessas aulas. Este trabalho pode contribuir para o entendimento de como a Robótica pode impactar positivamente o ensino da Física, ao aproximar a teoria da prática e incentivar uma aprendizagem lúdica e dinâmica.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectRobótica na Físicapt_BR
dc.subjectProfessores de Física do Ensino Médiopt_BR
dc.titleA concepção de professores sobre robótica no ensino da física no ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxThe search for alternative methodologies that aim for meaningful student participation and learning is becoming increasingly frequent. The subject of Robotics in basic education appears to be one of these methodologies and has gained momentum recently, establishing itself as an elective course in the new high school curriculum. Thus, this study aims to investigate the perceptions of Physics teachers regarding the use of Robotics in high school. The data collection tool consisted of recorded interviews with three Physics teachers who have experience in intersecting these two areas. The study sought to explore how these teachers perceive Robotics as a teaching resource and its influence on Physics classes. The analyzed results revealed that, for the teachers, Robotics is an innovative and effective pedagogical tool, capable of facilitating the understanding of theoretical physics concepts while fostering greater student engagement. However, limitations such as a lack of adequate infrastructure and the need for ongoing teacher training are highlighted as challenges to implementing these lessons. This work may contribute to understanding how robotics can positively impact the teaching of physics by bridging theory and practice and encouraging playful and dynamic learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Micael Brandão de Lima.pdf380,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons