Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59099

Share on

Title: Sentidos de/sobre espaço em "A educação pela pedra": identidade nordestina e imaginário social
Authors: Andrade, Isabel Padilha de Castro Perazzo de
Keywords: Análise do Discurso; João Cabral de Melo Neto; A educação pela pedra; Espaço; Sentidos
Issue Date: 18-Oct-2024
Citation: Andrade, Isabel Padilha de Castro Perazzo de. Sentidos de/sobre espaço em "A educação pela pedra": identidade nordestina e imaginário social. 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Bacharelado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Neste trabalho, busco analisar discursivamente a poesia de João Cabral de Melo Neto, mais especificamente os sentidos de “espaço” que trazem imaginários de Nordeste e de Sertão. Para isso, abordei aspectos teóricos da Análise do Discurso pecheuxtiana e da literatura, a partir de autores como Pêcheux (1997, 2014), Orlandi (2015), Bosi ([1970]2021), Secchin (2018), Petri (2013), Albuquerque Júnior ([1999] 2018), entre outros. No que diz respeito à análise, o corpus é formado por três poemas do livro A educação pela pedra (1966), a partir dos quais busco compreender os discursos de crítica às secas provenientes do Nordeste e o contexto literário da época que exigia uma maior participação social, construindo assim imaginários de miséria e morte no Sertão nordestino. João Cabral sucede em exercer a crítica social de acordo com as imagens de Sertão que constrói na formulação de sua poesia, fazendo uso de uma linguagem sucinta para expressar a dureza do Nordeste, mas também a resiliência e a possibilidade de produção discursiva e de vida nessa situação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59099
Appears in Collections:(TCC) - Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Isabel Padilha de Castro Perazzo de Andrade.pdf309,2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons