Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59099

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGalli, Fernanda Correa Silveira-
dc.contributor.authorAndrade, Isabel Padilha de Castro Perazzo de-
dc.date.accessioned2024-12-05T19:41:25Z-
dc.date.available2024-12-05T19:41:25Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.date.submitted2024-12-04-
dc.identifier.citationAndrade, Isabel Padilha de Castro Perazzo de. Sentidos de/sobre espaço em "A educação pela pedra": identidade nordestina e imaginário social. 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Bacharelado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59099-
dc.description.abstractNeste trabalho, busco analisar discursivamente a poesia de João Cabral de Melo Neto, mais especificamente os sentidos de “espaço” que trazem imaginários de Nordeste e de Sertão. Para isso, abordei aspectos teóricos da Análise do Discurso pecheuxtiana e da literatura, a partir de autores como Pêcheux (1997, 2014), Orlandi (2015), Bosi ([1970]2021), Secchin (2018), Petri (2013), Albuquerque Júnior ([1999] 2018), entre outros. No que diz respeito à análise, o corpus é formado por três poemas do livro A educação pela pedra (1966), a partir dos quais busco compreender os discursos de crítica às secas provenientes do Nordeste e o contexto literário da época que exigia uma maior participação social, construindo assim imaginários de miséria e morte no Sertão nordestino. João Cabral sucede em exercer a crítica social de acordo com as imagens de Sertão que constrói na formulação de sua poesia, fazendo uso de uma linguagem sucinta para expressar a dureza do Nordeste, mas também a resiliência e a possibilidade de produção discursiva e de vida nessa situação.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectJoão Cabral de Melo Netopt_BR
dc.subjectA educação pela pedrapt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectSentidospt_BR
dc.titleSentidos de/sobre espaço em "A educação pela pedra": identidade nordestina e imaginário socialpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1186944143935569pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7385478501811000pt_BR
dc.description.abstractxIn this work, I seek to discursively analyze the poetry of João Cabral de Melo Neto, more specifically the meanings of “space” that convey imaginaries of the Northeast and the Sertão. To do this, I addressed theoretical aspects of Pecheutian Discourse Analysis and literature, based on authors such as Pêcheux (1997, 2014), Orlandi (2015), Bosi ([1970]2021), Secchin (2018), Petri (2013), Albuquerque Júnior ([1999]2018), among others. As far as the analysis is concerned, the corpus consists of three poems from the book Education by the stone (1966), from which I seek to understand the discourses of criticism of the droughts in the Northeast and the literary context of the time that demanded greater social participation, thus constructing imaginaries of misery and death in the Northeastern Sertão. João Cabral succeeds in exercising social criticism in accordance with the images of the Sertão that he constructs in his poetry, using succinct language to express the harshness of the Northeast, but also the resilience and possibility of producing discourse and life in this situation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Lingüísticapt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0000-0003-1928-7876pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Isabel Padilha de Castro Perazzo de Andrade.pdf309,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons