Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5898

Comparte esta pagina

Título : Sistemas de informação gerenciais e as instituições de ensino superior particulares
Autor : GALINDO, Gustavo Breno Bandeira
Palabras clave : Sistemas de informações; Gestão para instituições de ensino superior
Fecha de publicación : 2004
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Breno Bandeira Galindo, Gustavo; de Sousa Ramos, Francisco. Sistemas de informação gerenciais e as instituições de ensino superior particulares. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumen : O presente trabalho tenta apresentar uma metodologia de gestão para instituições de ensino superior brasileiras que deve ter em seu centro os sistemas de informações gerenciais alimentados por dados da própria instituição e dos organismos reguladores do sistema federal de ensino superior. O objeto de estudo da pesquisa se volta, especificamente, para as instituições nãouniversitárias que tradicionalmente possuíam uma gestão familiar e informal e que atualmente enfrentam um mercado altamente mutável, com novos entrantes - nacionais e internacionais -, alterações no marco regulatório e complexas relações entre prestadores de serviços e clientes. No correr do trabalho, são tratadas questões como: valor das informações no processo gerencial, sistemas de custeio mais adequados à atividade de ensino, papel do benchmarking na definição de estratégias, viabilidade de utilização de ferramentas de planejamento estratégico e avaliação do desempenho (com maior ênfase nas teorias de Custeio Baseado na Atividade, Gestão Estratégia e Balanced Scorecard)
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5898
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo7435_1.pdf1,2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons