Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5898
Compartilhe esta página
Título: | Sistemas de informação gerenciais e as instituições de ensino superior particulares |
Autor(es): | GALINDO, Gustavo Breno Bandeira |
Palavras-chave: | Sistemas de informações; Gestão para instituições de ensino superior |
Data do documento: | 2004 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Breno Bandeira Galindo, Gustavo; de Sousa Ramos, Francisco. Sistemas de informação gerenciais e as instituições de ensino superior particulares. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. |
Abstract: | O presente trabalho tenta apresentar uma metodologia de gestão para instituições de ensino superior brasileiras que deve ter em seu centro os sistemas de informações gerenciais alimentados por dados da própria instituição e dos organismos reguladores do sistema federal de ensino superior. O objeto de estudo da pesquisa se volta, especificamente, para as instituições nãouniversitárias que tradicionalmente possuíam uma gestão familiar e informal e que atualmente enfrentam um mercado altamente mutável, com novos entrantes - nacionais e internacionais -, alterações no marco regulatório e complexas relações entre prestadores de serviços e clientes. No correr do trabalho, são tratadas questões como: valor das informações no processo gerencial, sistemas de custeio mais adequados à atividade de ensino, papel do benchmarking na definição de estratégias, viabilidade de utilização de ferramentas de planejamento estratégico e avaliação do desempenho (com maior ênfase nas teorias de Custeio Baseado na Atividade, Gestão Estratégia e Balanced Scorecard) |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5898 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo7435_1.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons