Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5898

Compartilhe esta página

Título: Sistemas de informação gerenciais e as instituições de ensino superior particulares
Autor(es): GALINDO, Gustavo Breno Bandeira
Palavras-chave: Sistemas de informações; Gestão para instituições de ensino superior
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Breno Bandeira Galindo, Gustavo; de Sousa Ramos, Francisco. Sistemas de informação gerenciais e as instituições de ensino superior particulares. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: O presente trabalho tenta apresentar uma metodologia de gestão para instituições de ensino superior brasileiras que deve ter em seu centro os sistemas de informações gerenciais alimentados por dados da própria instituição e dos organismos reguladores do sistema federal de ensino superior. O objeto de estudo da pesquisa se volta, especificamente, para as instituições nãouniversitárias que tradicionalmente possuíam uma gestão familiar e informal e que atualmente enfrentam um mercado altamente mutável, com novos entrantes - nacionais e internacionais -, alterações no marco regulatório e complexas relações entre prestadores de serviços e clientes. No correr do trabalho, são tratadas questões como: valor das informações no processo gerencial, sistemas de custeio mais adequados à atividade de ensino, papel do benchmarking na definição de estratégias, viabilidade de utilização de ferramentas de planejamento estratégico e avaliação do desempenho (com maior ênfase nas teorias de Custeio Baseado na Atividade, Gestão Estratégia e Balanced Scorecard)
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5898
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7435_1.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons