Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5898

Share on

Title: Sistemas de informação gerenciais e as instituições de ensino superior particulares
Authors: GALINDO, Gustavo Breno Bandeira
Keywords: Sistemas de informações; Gestão para instituições de ensino superior
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Breno Bandeira Galindo, Gustavo; de Sousa Ramos, Francisco. Sistemas de informação gerenciais e as instituições de ensino superior particulares. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: O presente trabalho tenta apresentar uma metodologia de gestão para instituições de ensino superior brasileiras que deve ter em seu centro os sistemas de informações gerenciais alimentados por dados da própria instituição e dos organismos reguladores do sistema federal de ensino superior. O objeto de estudo da pesquisa se volta, especificamente, para as instituições nãouniversitárias que tradicionalmente possuíam uma gestão familiar e informal e que atualmente enfrentam um mercado altamente mutável, com novos entrantes - nacionais e internacionais -, alterações no marco regulatório e complexas relações entre prestadores de serviços e clientes. No correr do trabalho, são tratadas questões como: valor das informações no processo gerencial, sistemas de custeio mais adequados à atividade de ensino, papel do benchmarking na definição de estratégias, viabilidade de utilização de ferramentas de planejamento estratégico e avaliação do desempenho (com maior ênfase nas teorias de Custeio Baseado na Atividade, Gestão Estratégia e Balanced Scorecard)
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5898
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo7435_1.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons