Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58849

Comparte esta pagina

Título : A autoria literária colaborativa a partir das fanfics: perspectivas para o ensino
Autor : Gatto, Beatriz Moura
Palabras clave : Fanfic; Autoria; Escrita colaborativa
Fecha de publicación : 13-mar-2024
Citación : Gatto, Beatriz Moura. A autoria literária colaborativa a partir das fanfics: perspectivas para o ensino. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Na contemporaneidade, as fanfics (ficções de fãs) estão ganhando cada vez mais espaço na cultura literária juvenil, e, também, no âmbito acadêmico com diversos estudos sobre seu potencial no ensino. Diante disso, considerando Cosson (2006) e as menções da BNCC às fanfics, o presente artigo tem como objetivo analisar a potencialidade das fanfics para a sala de aula, focando na autoria colaborativa e no incentivo à leitura, criatividade, criticidade e, principalmente, a escrita autoral. Para tal, discute-se os conceitos de autoria tratados, principalmente, por Foucault (2001) e Barthes (2004), bem como os que vão desde a Grécia Antiga à contemporaneidade, em que vinculamos tal noção aos estudos sobre o conceito de fanfic. A partir disso, concluímos que os comentários e feedbacks às fanfics auxiliam no processo de reescrita do texto, formando um ciclo de leitura e reescrita, pensando-se então, a partir da BNCC, a possibilidade de inserção dessa prática de escrita literária no ensino de literatura.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58849
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - BEATRIZ GATTO.docx.pdf293,64 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons