Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58849
Compartilhe esta página
Título: | A autoria literária colaborativa a partir das fanfics: perspectivas para o ensino |
Autor(es): | Gatto, Beatriz Moura |
Palavras-chave: | Fanfic; Autoria; Escrita colaborativa |
Data do documento: | 13-Mar-2024 |
Citação: | Gatto, Beatriz Moura. A autoria literária colaborativa a partir das fanfics: perspectivas para o ensino. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Na contemporaneidade, as fanfics (ficções de fãs) estão ganhando cada vez mais espaço na cultura literária juvenil, e, também, no âmbito acadêmico com diversos estudos sobre seu potencial no ensino. Diante disso, considerando Cosson (2006) e as menções da BNCC às fanfics, o presente artigo tem como objetivo analisar a potencialidade das fanfics para a sala de aula, focando na autoria colaborativa e no incentivo à leitura, criatividade, criticidade e, principalmente, a escrita autoral. Para tal, discute-se os conceitos de autoria tratados, principalmente, por Foucault (2001) e Barthes (2004), bem como os que vão desde a Grécia Antiga à contemporaneidade, em que vinculamos tal noção aos estudos sobre o conceito de fanfic. A partir disso, concluímos que os comentários e feedbacks às fanfics auxiliam no processo de reescrita do texto, formando um ciclo de leitura e reescrita, pensando-se então, a partir da BNCC, a possibilidade de inserção dessa prática de escrita literária no ensino de literatura. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58849 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - BEATRIZ GATTO.docx.pdf | 293,64 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons