Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58849

Compartilhe esta página

Título: A autoria literária colaborativa a partir das fanfics: perspectivas para o ensino
Autor(es): Gatto, Beatriz Moura
Palavras-chave: Fanfic; Autoria; Escrita colaborativa
Data do documento: 13-Mar-2024
Citação: Gatto, Beatriz Moura. A autoria literária colaborativa a partir das fanfics: perspectivas para o ensino. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Na contemporaneidade, as fanfics (ficções de fãs) estão ganhando cada vez mais espaço na cultura literária juvenil, e, também, no âmbito acadêmico com diversos estudos sobre seu potencial no ensino. Diante disso, considerando Cosson (2006) e as menções da BNCC às fanfics, o presente artigo tem como objetivo analisar a potencialidade das fanfics para a sala de aula, focando na autoria colaborativa e no incentivo à leitura, criatividade, criticidade e, principalmente, a escrita autoral. Para tal, discute-se os conceitos de autoria tratados, principalmente, por Foucault (2001) e Barthes (2004), bem como os que vão desde a Grécia Antiga à contemporaneidade, em que vinculamos tal noção aos estudos sobre o conceito de fanfic. A partir disso, concluímos que os comentários e feedbacks às fanfics auxiliam no processo de reescrita do texto, formando um ciclo de leitura e reescrita, pensando-se então, a partir da BNCC, a possibilidade de inserção dessa prática de escrita literária no ensino de literatura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58849
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - BEATRIZ GATTO.docx.pdf293,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons